Eurobarómetro mostra que pessimismo está a aumentar no espaço comunitário.
Apenas 32% dos europeus confiam no governo dos seus países. Por cá, a tendência é igual.
Jornal “Destak” de 25 de Junho de 2008.
Os iates de luxo estão a pagar o gasóleo ao mesmo preço dos barcos de pesca, ou seja, 80 cêntimos por litro. O «fenómeno» tem que ver com uma portaria que beneficia as embarcações turísticas, colocando-as em pé de igualdade com as pesqueiras.
Segundo o «SOL» apurou, existem neste momento cerca de 250 embarcações daquele tipo a beneficiarem dos 80 cêntimos por litro a que nos últimos dias tem sido comercializado este gasóleo. Recorde-se que este nível de preços só é possível porque o Estado subsidia este combustível. O preço real do gasóleo anda neste momento à volta de 1,4 euros.
Trata-se da portaria n.º117-A, de 8 de Fevereiro, que regulamenta e fixa as isenções e taxas reduzidas do ISP (imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos) previstas no Código dos Impostos Especiais de Consumo. No diploma admite-se a isenção de ISP a embarcações utilizadas na navegação comercial, designadamente na marítimo-turística. Assim sendo, veleiros, iates, catamarãs e outras embarcações ligadas à actividade turística estão autorizadas a abastecer-se com o chamado «gasóleo verde» (colorido e marcado), substancialmente mais barato que o gasóleo «normal» ou a gasolina.
Fonte:http://diario.iol.pt/economia/portugal-combustiveis-pesca-iates-luxo-gasoleo/957827-1730.html
Recebi um “mail” que trazia em anexo um “pps” acerca das condições de trabalho de uma fábrica na Índia (Fábrica de sapatos da CATWALK).
Não conhecia a marca. Consultei a internet e verifiquei que existe.
Tanto a marca... quanto as condições de trabalho que são dadas aos operários.
Para uns terem tanto... os outros terão de trabalhar em regime de “semi-escravidão”.
E este não é de certeza... um caso isolado. Quantos haverão por esse mundo fora? Quantos não existem “semelhantes” em Portugal?
A “globalização” que “eles” (políticos e “midia”) falam é esta!...
A “produtividade” de que falam é esta!...
Não é isto que queremos para nós... nem para os nossos filhos. Isto não tem nada a ver com “justiça social”!...
Os Ministros do Exterior da União Europeia reúnem-se nesta segunda-feira em Luxemburgo para discutir como responder à rejeição da Irlanda ao Tratado de Lisboa, que reforma o funcionamento do bloco.
Os eleitores da Irlanda, o único país a realizar um referendo sobre o projecto, rejeitaram a proposta por 53,4% a 46,6% na última quinta-feira.
O Tratado não pode ser implementado se não for aprovado por todos os 27 países que integram a União Europeia.
Europa. Irlanda é o único país a referendar o novo documento europeu.
UE pode voltar à estaca zero caso o 'não' seja o vencedor na quinta-feira O futuro do Tratado de Lisboa está nas mãos dos eleitores irlandeses que ainda não decidiram como vão votar na próxima quinta-feira. No meio de sondagens contraditórias, que tão depressa dão a vitória aos que rejeitam o texto como aos que o apoiam, os indecisos surgem como o factor determinante no desfecho daquele que é o único referendo ao novo tratado em toda a União Europeia.
(In DN de 9 de Junho de 2008)
Será que a locomotiva da Irlanda vai rebocar esta Europa a cair de maduro?
O tão esperado relatório da Autoridade da Concorrência (AdC) sobre o mercado dos combustíveis, apresentado ontem no Parlamento pelo presidente daquela entidade, Manuel Sebastião, deixou as petrolíferas satifeitas. A AdC afastou a hipótese de cartelização no sector.
Esta é para os portugueses rirem? Ou querem-nos fazer de burros?