quarta-feira, 25 de junho de 2008

Way down... Porque será?


Desconfiança nos governos da UNIÃO EUROPEIA .

Eurobarómetro mostra que pessimismo está a aumentar no espaço comunitário.

Apenas 32% dos europeus confiam no governo dos seus países. Por cá, a tendência é igual.

Jornal “Destak” de 25 de Junho de 2008.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Iates com gasóleo a 80 cêntimos.


Os iates de luxo estão a pagar o gasóleo ao mesmo preço dos barcos de pesca, ou seja, 80 cêntimos por litro. O «fenómeno» tem que ver com uma portaria que beneficia as embarcações turísticas, colocando-as em pé de igualdade com as pesqueiras.

Segundo o «SOL» apurou, existem neste momento cerca de 250 embarcações daquele tipo a beneficiarem dos 80 cêntimos por litro a que nos últimos dias tem sido comercializado este gasóleo. Recorde-se que este nível de preços só é possível porque o Estado subsidia este combustível. O preço real do gasóleo anda neste momento à volta de 1,4 euros.

Trata-se da portaria n.º117-A, de 8 de Fevereiro, que regulamenta e fixa as isenções e taxas reduzidas do ISP (imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos) previstas no Código dos Impostos Especiais de Consumo. No diploma admite-se a isenção de ISP a embarcações utilizadas na navegação comercial, designadamente na marítimo-turística. Assim sendo, veleiros, iates, catamarãs e outras embarcações ligadas à actividade turística estão autorizadas a abastecer-se com o chamado «gasóleo verde» (colorido e marcado), substancialmente mais barato que o gasóleo «normal» ou a gasolina.

Fonte:http://diario.iol.pt/economia/portugal-combustiveis-pesca-iates-luxo-gasoleo/957827-1730.html

Globalização versus Exploração!...


Recebi um “mail” que trazia em anexo um “pps” acerca das condições de trabalho de uma fábrica na Índia (Fábrica de sapatos da CATWALK).
Não conhecia a marca. Consultei a internet e verifiquei que existe.
Tanto a marca... quanto as condições de trabalho que são dadas aos operários.
Para uns terem tanto... os outros terão de trabalhar em regime de “semi-escravidão”.
E este não é de certeza... um caso isolado. Quantos haverão por esse mundo fora? Quantos não existem “semelhantes” em Portugal?
A “globalização” que “eles” (políticos e “midia”) falam é esta!...
A “produtividade” de que falam é esta!...
Não é isto que queremos para nós... nem para os nossos filhos. Isto não tem nada a ver com “justiça social”!...

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Comboio da Europa - Fim de linha?!...


Os Ministros do Exterior da União Europeia reúnem-se nesta segunda-feira em Luxemburgo para discutir como responder à rejeição da Irlanda ao Tratado de Lisboa, que reforma o funcionamento do bloco.

Os eleitores da Irlanda, o único país a realizar um referendo sobre o projecto, rejeitaram a proposta por 53,4% a 46,6% na última quinta-feira.

O Tratado não pode ser implementado se não for aprovado por todos os 27 países que integram a União Europeia.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

E a “mama” continua...


A Galp Energia aumentou às 00 horas desta quinta-feira o preço dos seus combustíveis.
Tanto a gasolina sem chumbo 95, 98 como o gasóleo estão agora 1 cêntimo por litro mais caros, avançou fonte oficial da petrolífera à Agência Financeira.
A Galp justifica mais esta subida com «a conjuntura dos mercados internacionais, em que o petróleo, crude e derivados estão a aumentar».
No entanto, ainda esta manhã, o preço do petróleo estava a
baixar mais de 1 dólar por barril em Nova Iorque e em Londres, crude de referência para a Europa.
Recorde-se que a última vez que a Galp tinha mexido no preço da gasolina sem chumbo 95 foi na passada terça-feira. Já o gasóleo foi na semana passada em que, pelo contrário, tinha baixado o preço em meio cêntimo.

http://diario.iol.pt/economia/portugal-europa-combustiveis-gasoleo-gasolina-galp/961767-4058.html

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Convoy – O Comboio dos duros.




“Esta é a história de um lendário camionista, Rubber Duck, que se desentende com um xerife contra a corrupção policial. Após ser roubado e humilhado pelo xerife Lyle, Rubber convoca pelo rádio centenas de camionistas para um protesto. Em poucas horas, um poderoso comboio de camiões de todos os modelos e tamanhos levanta a poeira das estradas do Arizona para juntar-se a ele, rumo ao México. Esta longa jornada irá trazer questões sociais de classes, raças e sexo, assim como o lugar da lei na sociedade moderna. Mas para chegar ao seu destino e assim pôr fim à corrupção policial e à política da qual estão sendo vítimas, eles terão que enfrentar muitos desafios...”

Esta é a sinopse do filme que há alguns anos correu nos ecrans de vários cinemas.
Ontem o “filme” foi real. Tão real como a(s) crise(s) que atravessa toda a Europa. Infelizmente um motorista morreu num “acidente estúpido”. O que se irá passar a seguir?!...
Não posso deixar de mencionar um parágrafo da crónica de Baptista Bastos no DN de hoje:

Até hoje, não tivemos dirigentes à altura das expectativas dos portugueses. As crises, acumuladas umas nas outras, atingiram um estádio insuportável. A agitação social dos últimos meses não culmina com a questão dos combustíveis e a revolta dos camionistas. E estabelece uma relação de continuidade, cujas origens estão no desfasamento de quem dirige com a realidade circundante, e na recusa obstinada em selar um novo pacto social, que não coloque no limbo o mundo do trabalho. Pescadores parados, milhares de camiões estacionados, duzentas mil pessoas em desfile protestatário, a Igreja a dar inequívocos sinais de incomodidade, através de declarações veementes de D. Manuel Clemente e de D. Manuel Martins, pronunciamentos políticos de diversos sectores - eis a representação de uma sociedade perturbada.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Tratado de Lisboa nas mãos dos irlandeses.


Europa. Irlanda é o único país a referendar o novo documento europeu.


UE pode voltar à estaca zero caso o 'não' seja o vencedor na quinta-feira O futuro do Tratado de Lisboa está nas mãos dos eleitores irlandeses que ainda não decidiram como vão votar na próxima quinta-feira. No meio de sondagens contraditórias, que tão depressa dão a vitória aos que rejeitam o texto como aos que o apoiam, os indecisos surgem como o factor determinante no desfecho daquele que é o único referendo ao novo tratado em toda a União Europeia.
(In DN de 9 de Junho de 2008)

Será que a locomotiva da Irlanda vai rebocar esta Europa a cair de maduro?

quinta-feira, 5 de junho de 2008

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Cartelização?... Nunca!... Jamé!...


O tão esperado relatório da Autoridade da Concorrência (AdC) sobre o mercado dos combustíveis, apresentado ontem no Parlamento pelo presidente daquela entidade, Manuel Sebastião, deixou as petrolíferas satifeitas. A AdC afastou a hipótese de cartelização no sector.

Esta é para os portugueses rirem? Ou querem-nos fazer de burros?


terça-feira, 3 de junho de 2008

Ao Governo Português.

Senhor Primeiro Ministro José Socrates assista a este video e depois... deixe-se de "TGV's" e apoie a construção de um automóvel português... construido por portugueses.
Se o problema é o aumento dos combustíveis eis um bom exemplo de pouparmos muitas divisas, criarmos postos de trabalho e optarmos por uma energia renovável muito pouco poluente.
E já agora aproveitar essa tecnologia e apoiar a construção de barcos movidos a "motor eléctrico".
Isto sim... é apostar no futuro...



O comboio de lata.


O Tribunal de Contas detectou mais de 800 milhões de euros em despesas públicas ilegais desde o Estado, Regiões Autónomas, às câmaras municipais passando pelas empresas públicas. Foram também detectadas irregularidades no processamento de pagamentos que envolvem 194 milhões de euros no IFADAP e no INGA, de acordo com relatório ontem divulgado, relativo ao exercício de 2007. (DN 03/06/2008)

Mas o que é isto? Já chegámos ao “FarWest”?
Então o desgraçado do “ZÉ” anda a pagar para um estado gastar 800 milhões de euros ilegalmente?
Vem um ministro “ameaçar” que se não houver diálogo... não haverá subsídio para a pesca. Mas que diálogo pode haver com esta “cambada”?
Se eu, um simples cidadão, roubar sou (naturalmente) preso e obrigado a cumprir a pena que o tribunal decidir. E então aqueles que nos governam ficam impunes?!... Mas que raio de Democracia é esta? Mas que grande “lata” a destes senhores...

Mas temos a nossa selecção que serviu para todos os canais de TV nacionais nos devolverem o “orgulho” e fazerem esquecer... todos os “reais” problemas do país verdadeiro...
Eu também gosto de futebol e da nossa selecção mas “valha-nos Deus”... aquilo foi demais...