domingo, 11 de março de 2012

Portugal pode ter de reestruturar a sua dívida.


O economista Nouriel Roubini, famoso por prever o colapso de 2008, antevê vida difícil para Portugal, com possibilidade de saída do euro. A Grécia terá de sair da moeda única em 2013.

O economista Nouriel Roubini afirmou numa entrevista à estação de televisão CNBC que Portugal poderá ser o próximo país da zona euro forçado a reestruturar a sua dívida. Famoso por prever a crise financeira de 2008, Roubini falava sobre as perspetivas da economia mundial em tom bastante pessimista.

Na opinião deste perito, a reestruturação grega foi essencialmente "uma boa notícia", prevendo o economista que Atenas abandone o euro, talvez "no início do próximo ano". Roubini espera uma recuperação económica global lenta, devido à recessão na periferia da zona euro, ao petróleo mais caro e ao abrandamento da economia chinesa. Este consultor admite a saída de Portugal da zona euro, tal como prevê para a Grécia.

No início da semana, o economista tinha publicado um influente artigo no Financial Times onde afirmava que era um mito dizer que os credores privados iam perder muito dinheiro na reestruturação da dívida grega. Na sua opinião, o acordo era até muito favorável para estes credores.

Entretnto, numa reação à reestruturação da dívida grega, ontem à noite a agência de notação Moody's considerou que a Grécia entrou em "incumprimento" da sua dívida, mas manteve a notação de C que atribuída a 2 de março.


Nota: O "nosso primeiro" diz que está tudo bem...

Sem comentários: