sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Adeus euro...


Portugal terá de abandonar o euro se mantiver fraquezas por Agência Reuters.


Portugal poderá ter de abandonar o euro, caso não consiga superar as suas fraquezas macro económicas e de competitividade do seu tecido empresarial, afirmou Daniel Bessa, ex-ministro da Economia.
Adiantou que Portugal, um país com baixos ganhos de produtividade, com a entrada no Euro, aderiu a uma das "zonas mais caras do mundo", adiantando: "nós, Portugueses, no nosso desenvolvimento modesto, fomos empurrados para o mais exigente dos campeonatos".
Explicou que na zona euro "é muitíssimo difícil" para Portugal conseguir ganhos de eficiência que consigam compensar o diferencial de custo a que tinha acesso.
"(Em Portugal) há grandes fraquezas em matéria de gestão de empresas, grandes fraquezas ligadas a todo o contexto (macro). Se não formos capazes de os resolver, um dia o mal terá de ser cortado pela raíz", disse.
"Nós teremos de sair do Euro, não porque alguém nos manda embora, mas porque nós concluiremos que não podemos lá estar", alertou Daniel Bessa, numa conferência sobre inovação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não gosto dos "arrependidos".

Mas suportam-se bem melhor os que se arrependem á superfície das suas ideias, do que os que mudam a própria estrutra do pensamento.

Lembrem-se bem da sua imagem: ele carrega claramente no mais íntimo de si o enorme peso que nunca abadona a consciência dos renegados.

Por mero acaso o que ele diga pode até estar certo.Por mero acaso...

Mas não se iludam: quem vide sob o peso de se arrepender de se ter arrependido do que foi, pouco nos há-de poder ensinar quanto ao que há-de vir a ser.

Anónimo disse...

Vive e não "vide".