sexta-feira, 16 de julho de 2010

É só saúde!...


A Região de Lisboa é das que mais sofrem com a falta de clínicos gerais. Em Penela, todos os médicos querem sair. Situação parecida com a que se vive no Bombarral

Há centros de saúde no País onde todos os médicos de família pediram a reforma. É o caso do de Penela, na zona de Coimbra, que pode ficar vazio. No do Bombarral, em oito clínicos, seis fizeram o mesmo pedido. A situação na zona de Lisboa e Vale do Tejo é das mais preocupantes. A falta de médicos já deixou milhares de utentes sem resposta. Em seis anos, esta região devia ter ganho 50 clínicos, mas acabou por ficar sem cerca de 200. E a situação vai piorar. Em todo o País, vão ser mais três mil médicos a deixar a profissão.

"Entre 2002 e 2007 a região de Lisboa perdeu 10% dos médicos. São cerca de menos 200. É uma perda muito significativa, ainda mais porque a população aumentou no mesmo período. São mais 85 mil pessoas. Só isso exigia mais 50 médicos", afirma ao DN Rui Nogueira, vice-presidente da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral (APMCG).

Contas feitas, faltam cerca de 250 médicos de família para responder às necessidades da população. No centro de saúde de S. João, em Lisboa, já se fala em mais reformas. "Há dias, ouviu-se dizer que vamos ficar sem mais médicos porque alguns vão para a reforma. Às vezes são dois meses à espera de consulta e já cheguei a vir às seis da manhã para marcar uma consulta", conta ao DN Maria Fernandes, de 75 anos.

Sem comentários: