domingo, 10 de julho de 2011

O senhores que se seguem... Itália e Espanha!


União convoca reunião de emergência para discutir crise na Itália e na Grécia

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, convocou uma reunião de emergência para esta segunda-feira em Bruxelas com os principais líderes da União Europeia. O objectivo é discutir a situação da Itália face à pressão dos mercados e o segundo plano de resgate da Grécia.

A reunião, que se realizará antes do Ecofin, previsto também para esta segunda-feira, terá, de acordo com a Agência Reuters, a participação do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, do comissário europeu para os Assuntos Económicos, Olli Rehn.

Os dois assuntos centrais da reunião são a situação em Itália e o resgate da Grécia. A economia italiana foi a última vítima dos mercados. Os problemas políticos, com o ministro da Economia, Giulio Tremonti, alvo da ira de Silvio Berlusconi e as análises negativas das agências de "rating" ao ajuste fiscal anunciado pelo Governo colocou a Itália no centro do furacão especulativo.

A bolsa de Milão caiu 3,3% na passada sexta-feira e a taxa de risco subiu a um máximo de 247 pontos base, com os bancos a serem muito castigados. Também a Espanha sofreu alguns efeitos desta pressão.

Depois dos problemas na Grécia, Irlanda e Portugal, a crise atinge o segundo pelotão constituído pelos grande países da periferia europeia como é o caso da Espanha e Itália, com economias de dimensão muito superior às dos três países alvo de resgate.

Sem comentários: