quinta-feira, 13 de março de 2008

Leiteiro à porta!...


Como diz o outro: “Ainda sou do tempo do leiteiro à porta.”
Agora compro-o no “Hiper” que estiver mais à “mão”... (os tais dos preços “baixos”...)
O leite como o pão continuam a ser a base de alimentação de muitas famílias. Nós tínhamos leite mais que suficiente para as “necessidades internas”. Veio a UE e obrigou-nos a colocar “quotas de produção” aos agricultores. Agora que muitos tiveram que abandonar essa actividade veio (a UE) dizer-nos: “Ok!... O pessoal já pode aumentar a produção. Mas olhem que agora é quem vender mais barato é que se safa!...”
A União Europeia interessou a quem? – pergunto eu.

Do jornal “Global” de hoje deixo-vos esta “boa” notícia:

Aumento da produção em França fará os preços cair. E os produtores portugueses receiam fim do regime de quotas.

O preço do leite poderá cair seis cêntimos por litro e a produção em Portugal ser aumentada em 39 mil toneladas a partir de Abril, medidas que não agradam às federações e associações do sector.
Na opinião da Federação Nacional das Cooperativas de a medida anunciada pela Associação dos Produtores de Leite e de Carne (Leicar), de reduzir o preço do leite, é irresponsável e só servirá para confundir os consumidores.
Prudência. “Não se podem confundir questões agrícolas com questões do mercado”, alertou o presidente da Fenelac, Fernando Cardoso, citado pela agência Lusa, acrescentando que qualquer projecção do preço do leite feita agora deve ser “muito prudente”.
Quanto à permissão dada por Bruxelas para o aumento das quotas leiteiras em Portugal, a Leicar considera que esta medida servirá para matar os produtores de leite no País.
“O sistema de quotas é bom, pois permite, ao menos ,o controlo da produção a nível europeu”, afirmou o presidente da Leicar, José Oliveira.
Aquele responsável prevê que a abolição das quotas apenas beneficie países grandes produtores, como a Inglaterra, Holanda e Alemanha, que desta forma vão encher o mercado comos seus produtos, aniquilando a produção de outros países.

Sem comentários: