quinta-feira, 6 de março de 2008

Mais polícia é igual a mais segurança?


O Ministério da Administração Interna vai abrir as portas à formação de mais dois mil agentes e militares, da PSP e da GNR, contrariando o que tinha sido anunciado pelo próprio primeiro-ministro, José Sócrates, no ano passado, que afirmara não haver novas formações em 2008 e 2009.
Foi o ministro Rui Pereira quem anunciou a decisão, durante a apresentação do programa de 15 pontos “Portugal Seguro – Estratégia de Segurança para 2008”,que decorreu no Centro Cultural de Belém. Além do reforço do efectivo policial, Rui Pereira quer ainda criminalizar o exercício ilícito da segurança privada ,para uma pena até dois anos, e a possibilidade de os seguranças poderem usar meios de defesa não letais, abertos também às polícias municipais. (jornal Global de 06/03/2008)


Ao ler isto penso que:

Ao contrário do que defendem os liberais, quando o Estado abandona as suas funções sociais e económicas tem de reforçar a sua presença na esfera privada e cívica. A menor democracia social só poderá corresponder menor democracia política. Porque quanto menor a integração social maior terá de ser a vigilância e a repressão. Depois de um intervalo, o Estado regressa à sua função. Ao Estado Social sucede o Estado Polícia.

Sem comentários: