segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Mau planeamento aumenta riscos

O País onde ninguém tem culpa... ( a frase é minha)


«O que aconteceu na Madeira é o exemplo do que o mau planeamento urbanístico pode causar, ainda que neste caso numa escala limitada a uma ilha.» A afirmação é do presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Protecção Civil, Ricardo Ribeiro, que já no fim de Janeiro, em entrevista ao Destak, alertara para a falta de cultura de prevenção de catástrofes.
A construção de habitações em leito de cheia, a impermeabilização de solos e o encanamento mal dimensionado dos cursos e linhas de água são alguns dos erros urbanísticos cometidos no planeamento e ordenamento de território no arquipélago da Madeira.
Já o presidente da Associação Profissional dos Urbanistas Portugueses alerta para o risco de se repetir a tragédia na Madeira «emqualquer parte do País, fruto de um planeamento completamente incompetente e mal feito em matéria de ordenamento de território». Segundo explicou à Lusa Diogo Mateus, a destruição causada pelas fortes chuvas pode voltar a ocorrer porque o planeamento que se faz no País «não serve para aquilo que deve servir».
«Os planos elaborados pensam mais no controlo da construção, nas taxas de construção e no que pode ser construído a mais do que naquilo para que devemservir: controlar a ocupação territorial de forma equilibrada e racional para que se possa utilizar o território como um recurso.»


Artigo do Destak e foto do Público

1 comentário:

O Puma disse...

Neste caso

a força da natureza

venceu o Jardim