segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Portugueses compram menos brinquedos e fabricantes combatem crise com reduções.


No ano em que, segundo um inquérito online da Multidados, cerca de dez por cento dos portugueses não vão fazer compras de Natal, fabricantes e distribuidores de brinquedos estão preocupados com a redução das vendas. A menos de uma semana do Natal, o balanço é para uma contracção de cerca de 8% do mercado dos brinquedos relativamente a 2010. Adaptar as colecções à crise tornou-se um imperativo para quem trabalha no ramo.

Segundo o director de marketing da Concentra, fabricante nacional de brinquedos e jogos, cerca de 70% das vendas anuais da empresa correspondem à altura do Natal. E, diz Ricardo Feist, se no ano passado cada consumidor gastava, em média, 12 euros em produtos, actualmente gasta apenas 9,50 euros. Uma diminuição de 20%, que justifica com as "limitações financeiras" cada vez mais notórias, que levam os clientes a "comprar de uma forma mais inteligente e selectiva", afirma o responsável.

Nota - Ontem à noite, na RTP1, dizia a apresentadora: "que os portugueses apesar da crise continuavam a comprar". Indiciando que apesar de termos menos dinheiro continuamos a gastar. Os indicadores aí estão...

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