terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Portugueses vão trabalhar 315,7 milhões de horas grátis.


A avançar o aumento de meia hora laboral por dia, os portugueses vão ter mais 315,7 milhões de horas de trabalho gratuito, o que corresponde a 1.761 milhões de euros que os colaboradores não recebem. E o cenário piora se tivermos em conta que este reforço de horário pode determinar a redução em 5,9% do valor pago por cada hora laboral, o que significa que todos os trabalhadores passariam a receber menos pelas horas extraordinárias que fizessem, e em todas as remunerações que fossem calculadas com base no valor hora.

As conclusões são do economista Eugénio Rosa que acrescenta que esta medida irá ainda criar condições para que mais de 183 mil trabalhadores sejam considerados «excedentários pelos patrões, dando origem a dezenas de milhares de despedimentos».

E isto porque se dividirmos aquele total de horas extra 315,7 milhões - pelo número de horas que, segundo o Eurostat, se trabalha em média por ano em Portugal (1719 horas) obtém-se 183 704, o que corresponde aos trabalhadores considerados desnecessários.

Falta de poder de compra

Para o economista Eugénio Rosa o maior problema das empresas portuguesas neste momento não é produzir mais, mas sim conseguir vender o que já produzem actualmente.

De salientar que a redução significativa do poder de compra da população, o aumento do IVA nos produtos e as maiores dificuldades em exportar, fazem com que as vendas estejam em queda.

Nota: Comentários para quê?

Sem comentários: