sábado, 10 de outubro de 2009

Toy dá a cara e a voz por dez campanhas



Toy produziu cerca de uma dezena de hinos para candidatos. E por comício recebe entre 2500 e 12 500 euros.

Há hinos para todos os gostos. Pelo menos do ponto de vista político. Os hinos de muitas das listas candidatas às eleições autárquicas de 11 de Outubro apostam em traços bem populares e só o cantor Toy produziu cerca de uma dezena de temas de propósito para as campanhas autárquicas. É um trabalho que o autor de "Chama o António" diz ser "remunerado", "sério" e solicitado pelos "mais variados partidos". Como Toy é um conhecido apoiante da CDU em Setúbal, fez a "oferta" da canção à candidata local daquela coligação, a "amiga" Maria das Dores.

Toy explica como se processa o processo criativo: "Tenho de conhecer minimamente a personalidade, as frases-chave da campanha, tudo o que o respectivo staff me dá. Depois, temos de ver a região, as questões locais. Não se trata tanto de política pura e dura". O candidato do PS à Câmara de Mangualde, José Azevedo, foi um dos políticos que recorreram aos talentos de Toy para fazer o seu hino de campanha. "Mangualde com futuro/ Sem medo/A mudança tem nome/ João Azevedo", lê-se no refrão.

Já Narciso Miranda, o autarca de Matosinhos, pediu a um grupo de quatro letristas para cantarem as seus façanhas: "A mensagem é simples e Narciso Miranda está correcto/Matosinhos Sempre/Campanha em prol do progresso/Vamos finalizar aquilo que ficou suspenso."

Há candidatos, como Rui Rocha (PSD) que preferem socorrer-se das rimas em "ão", dando-lhe um tom bem luso: "Rigor competência/Verdade Determinação/ É votar Rui Rocha/No concelho de Ansião." O socialista Gonçalo Rocha (Castelo de Paiva), é mais adepto do pop internacional. Aproveitou-se da melodia de "Suddenly I See", de KT Tunstall. A letra é esta: "E só o Gonçalo/É capaz de melhorar o meu concelho. E só o Gonçalo/É capaz de criar futuro e trabalho." O hino está disponível como toque de telemóvel.
Abundam pelo país estas homenagens ao candidatos autárquicos: José Azevedo (Mangualde), Rui Rocha (Ansião), Moreira da Silva (Coruche), Bengalinha Pinto (Viana do Alentejo), Cruz dos Santos (Beja) ou Desidério Silva (Albufeira) são exemplos de candidatos com um hino preparado de propósito para estas eleições, muitos deles com o hino a tocar assim que se acede aos respectivos sites de candidatura.
Mas os candidatos não usam apenas os músicos para criarem os hinos e apostam nos concertos-comício ou comício-concerto. Toy diz mesmo que há "mais oportunidades, mais trabalhos e solicitações para espectáculos" durante as campanhas. Toy admite que para animar um comício pode receber entre 2500 e 12 500 euros, dependendo da duração do espectáculo.

Sem comentários: