sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008


Vem de muito longe esta minha "atracção" pelos comboios. Menino e moço íamos e vinhamos da terra de comboio. Do Barreiro até Montemor-o-Novo com os olhos "pregados" na janela via desfilarem campos e casitas ao ritmo do "pouco-a-terra". Já mais tarde quando estudava na Escola Comercial Veiga Beirão (é verdade... sou "desse tempo") ia muitas vezes para a estação do Rossio assistir à chegada e partida dos comboios. Os meus "pensamentos" iam e vinham com os comboios de e para lá do túnel...

Um dos primeiros empregos que tive era junto à estação de Santa Apolónia. Coincidências ou nem tanto?

Vem isto a propósito de quê? (perguntarão vocês). Amanhã e após 3 anos de encerramento a Estação do Rossio volta a ser reactivada.

"Em estilo neo-manuelino, a estação de comboios do Rossio é um incrível monumento, que se situa entre a Praça do Rossio e os Restauradores e foi desenhada pelo arquitecto José Luís Monteiro. As oito portas combinam com as nove janelas e com o relógio incrivelmente decorado, situado no cimo da fachada.A estação do Rossio é curiosa, na medida em que as plataformas de embarque se encontram a cerca de 30 metros acima da entrada principal. Daqui partem comboios para a encantadora região de Sintra, passando por Queluz.Construída em 1886/87, esta estação foi recentemente renovada. A plataforma de embarque está agora ligada ao Metro e conta com um dos mais magníficos trabalhos: olhe para o tecto e deslumbre-se! Faça questão de visitar a estação do Rossio. Tenho certeza que não se arrependerá."(in http://www.strawberryworld-lisbon.com/lisboa/places/rossio-station.html)



Sem comentários: