sexta-feira, 4 de abril de 2008

Fátima / Chão de Maçãs




No mês passado iniciámos a viagem do “Sud-Express” a partir da Gare do Oriente. A primeira paragem foi no Entroncamento. Deixámos um pouco da história da cidade e algumas referências a acontecimentos que nela se passaram.
A segunda estação de paragem é Fátima. Melhor dizendo a estação de Fátima fica em Chão de Maçãs que dista cerca de 22 km de Fátima.
Chão de Maçãs (em
português arcaico Cham de Massans), é uma pequena aldeia no distrito de Santarém, Portugal. Tem como curiosidade principal o facto de pertencer a dois concelhos: o de Tomar e o de Ourém. Ou seja, a aldeia está "dividida a meio" por uma estrada que serve de limite entre as duas sedes de concelho. É portanto uma aldeia que pertence a duas freguesias: Seiça e Sabacheira, a dois concelhos (Ourém e Tomar) e a um distrito (Santarém).
Passa por esta localidade a principal
linha ferroviária do país, a linha do norte, que liga Lisboa ao Porto. Por esse motivo foram construídas, em 1864, duas obras ferroviárias. O túnel de Chão de Maçãs e a ponte ferroviária de Seiça, na localidade de Seiça, Ourém. Foram consideradas na época (1864) como importantes obras de arte. O túnel tem um comprimento aproximado de 650 metros, a ponte tem cerca de 90 metros.
A travessia
rodoviária e pedonal sobre a linha ferroviária fazia-se, por uma passagem de nível com guarda que foi desactivada no dia 10 de Julho de 2004 pelas 24 horas. Depois desta data o tráfego passou-se a fazer por duas alternativas desniveladas construidas para o efeito:
Uma passagem superior sobre a
linha ferroviária ao Km 131,095, cerca de 300 metros para Sul
Uma passagem inferior pedonal sob a
linha ferroviária ao Km 131,494.
Passa por esta localidade a
estrada nacional EN113-1, que liga a localidade de Chão de Maçãs (Gare) a Ourém, sendo uma alternativa à estrada nacional EN113.
A
aldeia é limitada a Norte e a Oeste pela freguesia de Seiça. É banhada a Norte pela Ribeira de Seiça, que é afluente do Rio Nabão e este do Rio Zêzere.

Sem comentários: