quarta-feira, 30 de abril de 2008

Lisboa na "berra".


Não é do último evento da Moda Lisboa que venho falar, mas do “vento” de mudança que sopra sobre a nossa luminosa capital desde o fim do século passado: primeiro a Expo (1998), a seguir o Euro (2004), depois os Tratados, os Grandes Prémios, os Opens. Lisboa está indiscutivelmente na moda. Duvida? Então saiba: em 2007, passou a ser a sexta cidade do mundo mais requisitada para congressos internacionais; acabou de ser lançado o DVD best of Lisboa; “Lisboa, a sedutora” é como
a revista francesa L’ Express Styles a descreve, destacando-a dentre as cinco cidades europeias mais românticas.
E se dúvidas restassem, o prestigiado jornal norte-americano New York Times colocou esta nossa bela cidade em segundo lugar no top dos locais a visitar em 2008, a par de paraísos como as Maldivas. Está mais do que na hora de paramos de nos queixar do “fado”! (Jornal "Global" 30.04.2008)

As Festas de Lisboa estão de regresso já a partir do próximo fim-de-semana e vão prolongar-se até ao o mês de Julho. Este ano a organização procurou dar uma tónica diferente aos festejos. O mote é mesmo o da interculturalidade. "E se Todo o Mundo fossemos nós?" - ou, e se todo o mundo estivesse em Lisboa? A Câmara Municipal e a EGEAC optaram assim por agarrar na comemoração do Ano Europeu do Diálogo Intercultural e desenvolver um conjunto alargado de iniciativas associadas a todos os povos que hoje habitam a capital.
O desfile da Máscara Ibérica, já no sábado e domingo, marcará o início dos festejos. Na rua, entre a Praça do Rossio e a do Comércio, desfilarão mais de 500 mascarados, bombos e gaiteiros e mais de 20 agrupamentos do Norte do País e de Espanha. Ainda em Maio há a assinalar, a Feira do Mundo Mix, nos dias 9,10 e 11, no Castelo de São Jorge. O Museu da Marioneta e o Teatro Maria Matos serão palco para o Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas. Em Maio, Lisboa receberá também o Festival de Cinema Ibero-Americano. O mês de Junho vai começar com a Festa do Fado , que decorrerá entre os dias 6 e 28, na Praça de Armas, no Castelo de São Jorge, sendo paga a entrada. Camané e José Mário Branco são os primeiros a actuar, no dia 6, seguem-se outros nomes como Mafalda Arnaut, Teresa Tapadas e Paula Oliveira, Jorge Fernando e Sam the Kid, Joana Amendoeira & Mar Ensemble, Carlos do Carmo e António Vitorino D'Almeida. O fado vai estar também presente nos eléctricos das carreiras 28, 18 e 25 , que deslizam entre o Martim Moniz, até à Bica ou Bairro Alto, às quintas-feiras e domingos. O cinema São Jorge e o Padrão dos Descobrimentos vão acolher várias iniciativas dedicadas ao povo cigano, no âmbito das "Rotas & Rituais - O Povo das Estrelas", como exposições de pintura, de fotografia, mostra de trajes, teatro infantil, ateliers e conferências. As Marchas Populares de 20 bairros saem à rua a 12 de Junho, como não podia deixar de ser. Os arraias vão animar também 18 bairros lisboetas, desde a Ajuda até aos Olivais, passando pela Graça, Campolide, Beato, Prazeres, Pena e Santa Catarina. O Arraial Pride 2008 irá realizar-se no dia 28 de Junho, na Praça do Comércio. A 19 de Julho a cidade irá assistir ao I Festival de Bandas de Lisboa, também na Praça do Comércio e com entrada gratuita.
(Jornal "DN" de 30.04.2008)


Por todas estas razões era obrigatório "dar-vos" esta nova Lisboa que está na "berra"...

Sem comentários: