terça-feira, 15 de julho de 2008

Grémio Lisbonense – O Valor das Causas.


Muitas são as vezes que me questionam sobre o porquê de aceitar o patrocínio do Grémio Lisbonense.
- Advogada Probono?!
- Sim, sem receber honorários.
- A sério??!!
- Sim.
- Porquêêê???
Porque nos dias de hoje cada vez é mais estranho ver gente a acreditar em causas.
O Grémio Lisbonense é uma causa em que muito mais do que os lisboetas, os portugueses acreditam. É a Instituição mais antiga de Portugal, faz parte da história e das estórias da cidade de Lisboa.
Da varanda aberta para o Rossio, tem muito para contar uma instituição que muito mais do que uma colectividade de recreio, foi lá que viu nascer a 1.ª Universidade para a 3.ª idade.
De Academia Musical, aos dias de hoje, que tem um projecto cultural impar, tango, fado, pintura, fotografia, Hip Hop, é versátil, rico e ambicioso, inovador, jovem, actual.
Para condimentar mais de 150 anos de história, assiste-se ao envolvimento de jovens a tomar o lugar dos mais idosos, isto com o apoio dos idosos e com o seu forte incentivo.
Porquê advogada de causas – e, ainda, causas perdidas?
Nada disso, a causa está ganha, o Grémio Lisbonense ganhou força, e o impulso dado pelos jovens e menos jovens é imparável. Ver que ainda existe quem acredite em causas, não pode deixar indiferente ninguém. Eu sou um mero instrumento, em que apenas aquilo que faço ponho ao serviço de terceiros, sem outra motivação que não seja a de ter um papel interventivo na sociedade da qual faço parte, e de que não abro mão de ter voz activa.
Vale a pena? Claro!!!
No fim, no fim uma experiência única, em que vivo a articulação perfeita entre o que é a justiça e o que Deve Ser ”uma vontade constante e perpétua de dar a cada um aquilo que é seu”.
Câmara, Junta de Freguesia, lisboetas e portugueses, gente de trabalho, gente da cultura e artes, gente do Direito, crianças, jovens, adultos e idosos, os meus filhos, todos em uníssono, mostram que a memória desta cidade está viva e que, independentemente dos obstáculos, o Grémio Lisbonense, mais vivo que nunca continua a sua actividade e a escrever mais uma estória, na história da cultura e da Cidade de Lisboa.
Foi declarado, pela Câmara Municipal de Lisboa, o interesse municipal do imóvel, e o fim desse espaço ser apenas para utilização de instituições de interesse público, foi ainda aprovado a defesa intransigente na prossecução da actividade do Grémio Lisbonense nesse espaço.
Este desafio urgente que foi colocado, era essencial! Probono? Qual o valor que uma causa tem? Não trocaria em momento algum a causa que represento, não poderia ter outra mais Nobre.


Advogada Paula Alves de Sousa

in: http://www.conversasdecafe.pt/cc/ConversasDeCafe_039_Jul2008.pdf

Sem comentários: