quinta-feira, 2 de outubro de 2008

‘Ensaio sobre a cegueira’ revolta invisuais nos EUA


"Película da autoria do cineasta brasileiro Fernando Meirelles é inspirada no romance do português e laureado com o Nobel da Literatura, José Saramago.

O filme “Ensaio sobre a cegueira”, de Fernando Meirelles, estreia amanhã nos Estados Unidos, mas está já a causar polémica entre os invisuais, que se queixam da imagem que é passada sobre os cegos.
A Federação Nacional dos Invisuais dos Estados Unidos está a preparar um protesto contra o filme, que se baseia num romance de José Saramago, e que estreará em 75 salas de cinema em pelo menos 21 estados norte-americanos.
Citado pela Associated Press, o presidente da Federação Nacional dos Invisuais, Marc Maurer, afirmou que a cegueira não é uma “alegoria muito inteligente para falar sobre o colapso da sociedade”.
“O filme retrata as pessoas cegas como monstros e isso é mentira. A cegueira não transforma pessoas decentes em monstros”, indignou-se Marc Maurer. A federação está a planear protestos junto dos cinemas, com recurso a cartazes, onde estará escrito “Não sou actor, mas na vida real eu sou uma pessoa cega”.
A história de “Ensaio sobre a cegueira” é sobre uma estranha epidemia de cegueira branca que gera o caos no seio de uma comunidade, o instinto de sobrevivência a sobrepôrse à civilização.
O filme, que conta com a interpretação de Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Gael García Bernal, teve antestreia mundial em Maio, na abertura do Festival de Cinema de Cannes.
Os estúdios Miramax lamentaram o protesto e defenderam que o realizador brasileiro Fernando Meirelles teve a preocupação de se manter fiel à história de José Saramago."

In: Jornal “Global” (2 de Outubro de 2008)


Comentário: Realmente os americanos andam todos "cegos"...

1 comentário:

Unknown disse...

Well well well......