sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Finanças e macacos...


Esta pequena “estória”, que em baixo transcrevo, já circula na net há muito tempo. Metáforas que se vão arranjando para explicar o... inexplicável. Coitados de nós homens “vulgaris” e dos macacos... porque os grandes “macacões” continuam a dominar a seu “bel-prazer” e a “fabricar” crises que são pagas por quem menos tem culpa.
Ainda ontem ouvi na televisão um dos “tais” a dizer que o BPP (Banco Privado Português) coloca a hipótese de recorrer ao empréstimo, que o Estado português pôs à disposição dos Bancos, para resolver problemas de solvência a curto e médio prazo.
Entretanto hoje já a CGD, o BES e o BCP também querem...
Adivinhem agora quem é que vai pagar uma vez mais tudo isto... Hum?... Como diz a sabedoria popular: “Não é preciso ir à China...”

“Uma vez, num lugarejo, apareceu um homem anunciando aos aldeões que compraria macacos por 10 Euros cada. Os aldeões sabendo que havia muitos macacos na região, foram à floresta e iniciaram a caça aos macacos. O homem comprou centenas de macacos a 10 Euros e então os aldeões diminuíram seu esforço na caça. Aí, o homem anunciou que agora pagaria 20 Euros por cada macaco e os aldeões renovaram seus esforços e foram novamente à caça. Logo, os macacos foram escasseando cada vez mais e os aldeões foram desistindo da busca. A oferta aumentou para 25 Euros e a quantidade de macacos ficou tão pequena que já não havia mais interesse na caça.
O homem então anunciou que agora compraria cada macaco por 50 Euros.Entretanto, como iria à cidade grande, deixaria o seu assistente cuidando da compra dos macacos.
Na ausência do homem, o assistente disse aos aldeões: 'Olhem todos estes macacos na jaula que o homem comprou. Eu posso vender-vos por 35 Euros e, quando o homem voltar da cidade, vocês podem vender-lhe por 50 Euros cada. Os aldeões, espertos, pegaram nas suas economias e compraram todos os macacos do assistente.
Eles nunca mais viram o homem ou o seu assistente, somente macacos por todos os lados..."
Agora percebem como funcionam os Mercados financeiros...”

3 comentários:

O Puma disse...

Mercado mercado mercado

só que na pirâmide dos chefes

a incompetencia

é sempre paga pelos desafurtunados

Mar Arável disse...

Espero que quanto ao BPN

não se invoque o segredo do estado

para que tudo seja

mais uma casa pia

Jorge Ramiro disse...

Eu tenho uma amiga que tem um macaco. Ela salvou-o, porque ele estava bebendo um dia em seu bebedouro para cachorro, no pátio dela, mas o macaco estava todo machucado. Ela o levou ao veterinário e, em seguida, o macaco ficou em sua casa.