terça-feira, 10 de março de 2009

Estou farto!...


Ontem à noite resolvi colocar-me em frente da TV, para ouvir as cabeças “sonantes” deste país falarem sobre as razões da “crise” e as soluções para a mesma.
Sinceramente fiquei decepcionado!...
Na SIC o Mário Crespo colocou algumas questões (sobre a crise... claro) ao “ilustríssimo” Dr. Medina Carreira e as respostas foram (no mínimo) confrangedoras...
Além dum “dejá vu” em relação aos políticos e governantes deste país (coisas que todos nós já sabemos de “ginjeira”) terminou com um... Regime Presidencialista... como solução (imediata) para a mudança.
Falou das “Reformas Estruturais” que deveriam ter sido feitas e não foram... (esta das “Reformas Estruturais” é das tais “coisas” que toda a gente fala mas... que ninguém sabe muito bem o que é. Ou pelo menos nos moldes em que nos são “explicadas”).
A certa altura, do programa, o Dr. Medina Carreira queixou-se que poucos portugueses estariam naquela altura a vê-lo e ouvi-lo (e que portanto a sua “mensagem” chegaria uma ínfima parte dos seus conterrâneos). Mas “todo o mundo” já sabe da corrupção que grassa no mundo das finanças... da política... do desporto (só para falar nos casos mais mediáticos). São tantos os exemplos que estes últimos anos nos têm chegado ao conhecimento (e que “caiem no esquecimento” ou são arquivados) que até na mais recôndita aldeia deste “nosso” Portugal sabem que algo “vai mal”, que os “políticos são todos uns mentirosos” e “que a justiça é só para alguns”.
Queixou-se igualmente do “pouco tempo” que lhe era concedido falar (meia hora). Que precisaria “para aí de duas horas” para ir “mais fundo das questões” (e depois veio a “alfinetada” dizendo que as televisões são “clientes dos partidos”... o que neste caso até é verdade). Mas o que é certo é que durante a “dita meia-hora” fez-me lembrar, sem querer ofender esta “ilustríssima personagem”, um “burro a andar à nora” (não querendo ofender igualmente a “alimária” que continua por esse mundo fora a trabalhar que nem uma desalmada...). Falou... falou... e... “não disse nada”.
Melhor dizendo... disse... mas nada daquilo que nós não soubéssemos já!... (e continuo muito bem sem perceber aquela do “Regime Presidencialista”. Ou se calhar... também era para não se perceber... digo eu).
Depois na RTP 1 assisti ao “Prós e Contras”. O assunto qual era? Vá lá adivinhem?
Isso mesmo... A Crise!... ou melhor “Como Responder à Crise?”
Eu ainda pensei por lá ver a D. Crise, toda engalanada e sentada numa poltrona, pronta para ouvir todas as respostas que tinham para lhe dar. Afinal enganei-me... nem ela lá estava... nem as respostas a devem ter deixado “muito preocupada”.
Tornaram a falar das “Reformas Estruturais” (acho que estou a ficar com raiva. Não sei se às “Reformas”... se às pessoas que delas falam...) que já deveriam ter sido feitas há muitos anos (talvez “pra aí” no tempo do D. Afonso III. O tal Rei de “Portugal e dos Algarves).
Ouvi um “nuestro hermano” a dizer que “o pessoal” lá por Espanha também anda todo “desmoralizado” (nós por cá também...) mas que os portugueses, neste aspecto, encaravam “a crise” bem melhor do que lá (Pudera!... convivemos com ela à tanto tempo que já a tratamos por “tu”...).
Ouvi um sociólogo falar do “problema” das migrações (o ser humano há séculos que faz migrações) e da sua “ligação” com a crise. E depois não tive “mais pachorra”... para aguentar o “blá-blá” dos “ilustres iluminados”...
Este programa fez-me lembrar uma daquelas laranjas muito bonitas, num expositor de hipermercado, que quando as vamos comer estão... completamente “secas”.
Quanto à “Crise” parece que ainda vamos que a ter que aturar por mais algum tempo... ou talvez não. Há quem diga que no final de 2010... a “Crise” irá sumir-se e, digo eu, tirar umas férias numa qualquer ilha deserta... a apanhar sol e a beber umas “margueritas”.

Alvarez Virchaw – 10 de Março de 2009

Sem comentários: