sexta-feira, 12 de março de 2010

Desemprego faz disparar sobreendividados.


Nos primeiros dois meses do ano, 502 famílias sobreendividadas pediram ajuda à Deco - Associação de Defesa do Consumidor - para conseguirem resolver as suas dívidas. Este número corresponde a quase um quinto do total de processos de sobreendividamento iniciados por aquela entidade ao longo do ano passado: 2812.
Só em Fevereiro, foram 275 as famílias em dificuldades que pediram auxílio, o dobro do número registado em igual mês de 2008 e mais 8% que em Fevereiro de 2009, de acordo com os últimos dados do boletim estatístico do Gabinete de Apoio ao Sobreendividado (GAS) da Deco, a que o DN teve acesso.
Um drama social que as associações de defesa do consumidor, espalhadas por todo o mundo e agregadas na Consumer International, vão assinalar na próxima segunda-feira, Dia Internacional do Consumidor. Este ano, o tema central são os serviços financeiros e a crise económica, que está a levar muitas famílias a enfrentarem dificuldades em pagarem os seus créditos.
Os números para Portugal, compilados pela Deco, retratam uma realidade alarmante, com tendência a agravar-se ao longo do corrente ano, em resultado do aumento do desemprego. "Este crescimento não nos surpreende. Deve-se sobretudo ao desemprego e à instabilidade profissional", refere Natália Nunes, técnica desta a associação e responsável pelos GAS.


DN - 12.03.2010

Sem comentários: