sexta-feira, 5 de novembro de 2010

FMI - Aves de rapina


Mercados apostam na falência "quase certa" de Portugal

09h59m

Augusto Correia

(Em actualização) - Os mercados europeus afiam o dente a Portugal. Indiferentes à aprovação do Orçamento do Estado, continuam a especular com uma falência provável do Estado, lucrando milhões com isso. O Fundo Monetário Internacional lamenta a falência "quase certa", mas há vozes que sustentam que se está perante uma "farsa".

A pressão dos mercados intensifica-se, com os juros da dívida pública portuguesa a atingirem os 6,6%, um máximo histórico próximo do tecto máximo suportável de 7% estabelecido, há dias, pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, em entrevista ao jornal "Expresso".

Perante este cenário, o Fundo Monetário Internacional (FMI) já prevê, e lamenta, a falência de Portugal, aposta forte dos mercados financeiros, que têm "quase certa" a bancarrota nacional.

A confirmar-se esta previsão do FMI, o próprio FMI já se prepara para entrar em Portugal, apesar de notar "que as melhorias previstas nas contas públicas até são significativas (e não conta ainda com as medidas do Orçamento aprovado esta semana) e que em condições normais estas dariam resultados positivos no alívio dos estrangulamentos no crédito", conta o jornal "i", que olhou para o "Fiscal Monitor", de Novembro de 2010, emitido ontem.

No estudo, o FMI constata que "a ocorrência de eventos de crédito em algumas economias avançadas é quase certa" aos olhos dos mercados. Perante um cenário de falência ou falhas graves no pagamento das prestações devidas aos credores internacionais, o FMI prepara-se para salvar o país.

1 comentário:

Manuel Veiga disse...

milhafres a voar em volta do cadáver ... adiado.

abraços