terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Portugal à venda...


O Banco Central da Noruega (Norges Bank) adquiriu mais cerca de 15 milhões de acções da Energias de Portugal (EDP), passando a deter mais de 75 milhões de títulos da empresa, ou seja, uma participação qualificada de 2,06 por cento.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

"A constituição da participação qualificada ficou a dever-se à aquisição de 2.000.330 acções em mercado e 12.900.000 acções fora de mercado, através de transações realizadas no dia 26 de novembro de 2010", especificou a empresa liderada por António Mexia, num comunicado hoje enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No total, o Norges Bank detém agora 75.142.834 títulos da EDP, que lhe permitem controlar 2,06 por cento do capital social da empresa e 2,06 por cento dos respectivos direitos de voto.

De resto, o banco central norueguês tem estado bastante activo no mercado português, detendo participações qualificadas em diversas cotadas da praça lisboeta, como a Portugal Telecom (PT), a Sonae SGPS, a Ibersol, a Altri e a Semapa.

Na operadora de telecomunicações o Norges Bank chegou mesmo a deter mais de 5 por cento, tendo anunciado no final de Novembro a redução da participação para 4,94 por cento.

Na Ibersol a instituição norueguesa detém mais de 3 por cento, na Sonae SGPS, na Altri e na Semapa detém mais de 2 por cento, conforme anunciaram as empresas à CMVM em comunicações feitas a partir de Setembro.

Sem comentários: