segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Banca só aumenta financiamento a grandes empresas.

Os novos financiamentos da banca aumentaram 13% em Junho, quando comparado com o mês anterior. Um aumento que é justificado pelos novos créditos a empresas superiores a um milhão de euros. Famílias viram os novos financiamento diminuírem para um valor inferior a 500 milhões de euros, algo nunca visto.

A banca emprestou 4,59 mil milhões de euros, em Junho, às empresas e famílias, de acordo com os dados estatísticos divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal. Este valor corresponde a um aumento de 13,23% face a Maio e de 1,3% quando comparado com igual período do ano passado.

Deste total, 4,1 mil milhões de euros, ou 89,5%, corresponde a empréstimos realizados a empresas. Este é o maior peso alguma vez observado, segundo os dados do BdP que reportam a Janeiro de 2003.

Assim, o financiamento às empresas cresceu 17,34% em termos mensais e 13,74% em termos homólogos. Uma evolução que é explicada pelos financiamentos feitos a grandes empresas. Estas viram os novos créditos aumentar em mais de 41%, em termos mensais, para um total de 2,49 mil milhões de euros.

Já os financiamentos até um milhão de euros caíram 7,1% para 1,62 mil milhões de euros. Em termos homólogos a queda é de 11,48%.

Os novos créditos às famílias estão em mínimos de, pelo menos, Janeiro de 2003 que é o registo mais antigo divulgado pelo BdP.

Nota: “Os amigos conhecem-se de há muito.”


Sem comentários: