sexta-feira, 11 de março de 2011

Sismo e tsunami no Japão: encontrados entre 200 e 300 corpos numa praia

Um último balanço indicava 60 mortos na sequência do sismo de 8,9 na escala de Richter registado esta madrugada no Japão. Mas esses números estão aquém da realidade. Numa praia de Sendai, na região de Miyagi, foram encontrados entre 200 e 300 corpos.

Sete horas após o violento sismo - ao qual se seguiu um tsunami -, o número de vítimas contabilizadas pelas autoridades nipónicas tem vindo a aumentar. Mas qualquer balanço feito pelas autoridades é provisório.

"Os danos são tão extensos que precisamos de mais tempo para reunir a informação dispersa", em várias regiões atingidas, indicou um responsável.

O Governo já admitiu que os danos são "consideráveis". O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, está reunido de emergência com o seu governo e determinou a criação de um comité de crise para monitorizar a situação, tendo ainda enviado meios navais para Tóquio e para a zona de Miyagi.

11 reactores encerrados

Entretanto, as autoridades japonesas declararam o estado de emergência na central nuclear de Fukushima (nordeste) após avaria no sistema de arrefecimento da unidade, disse hoje um porta-voz do Governo, que garantiu não existir fuga de radiações. Registou-se ainda um incêndio no edifício da turbina de uma central nuclear na região de Miyagi, no nordeste do Japão, disse fonte da empresa concessionária Tohoku Electric Power. Após o sismo, o Governo de Tóquio mandou paralisar 11 reactores no país.

Sem comentários: