sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Cortem-me o pescoço!... Aceitam-se candidatos...


"Cortem-me o pescoço se se provar um cêntimo de prejuízo”

Valentim Loureiro disse esta quinta-feira que lhe podem cortar o pescoço se se provar "um cêntimo de prejuízo" para a Câmara de Gondomar no caso do complexo desportivo em Rio Tinto, que deu origem a mais uma acusação contra o autarca.
"Cortem-me o pescoço se um dia se provar que houve um cêntimo de prejuízo para a câmara neste processo. Podem-me cortar o pescoço, que eu faço uma carta a dizer que o autorizei", afirmou o presidente da Câmara de Gondomar, em conferência de imprensa.
O autarca referiu que se limitou a despachar uma proposta de abertura de concurso, uma adjudicação nos termos em que lhe foi proposta, "ao concorrente com mais baixo preço".
"Se isto é crime, sinceramente não tenho consciência disso", comentou.
"No que a mim respeita, tenho a certeza absoluta de que não cometi qualquer crime de prevaricação, nem de falsificação de documentos. Eu não cometi", sustentou.
Questionado se a obra já não estaria concluída quando despachou a abertura do concurso, Valentim Loureiro disse: "Um presidente de câmara, quando despacha com os seus vereadores, naturalmente que não faz uma análise exaustiva dos pormenores".
"Mesmo que isso tivesse acontecido, não foi com o meu conhecimento", assegurou.
O autarca acrescentou ainda que "para haver prevaricação tem que haver consciência de que se está a cometer um crime".
Quanto a possíveis irregularidades administrativas - disse Valentim - "admitir que tenha havido".
"Mas, a ter havido, foi por parte dos serviços, que não de nenhum político, e as intenções foram as melhores", frisou embora admitindo que aquelas "podem não ter sido as legais".
Valentim Loureiro está acusado dos crimes de prevaricação e falsificação de documento no processo de construção de um complexo desportivo em Rio Tinto, de acordo com a acusação deduzida, segunda-feira, pelo Ministério Público.
Em causa está, neste processo, um alegado favorecimento no concurso para a construção de um complexo desportivo em Rio Tinto.

In: JN de 12 de Setembro de 2008

Sem comentários: