segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Banco britânico acusado de esconder transacções de 250 mil milhões com o Irão.


Standard Chartered terá efectuado transacções com o governo do Irão, não declaradas, no valor de 250 mil milhões de dólares e agora arrisca perder a licença para operar em Nova Iorque.

O regulador financeiro de Nova Iorque acusou hoje o banco britânico Standard Chartered de ter violado a lei ao ter escondido cerca de 60 mil transacções com o Irão, avaliadas em 250 mil milhões de dólares, entre 2001 e 2010.

Numa ordem onde alerta que a unidade do banco britânico pode perder a licença em Nova Iorque, o regulador refere que o Standard Chartered violou as leis de combate à lavagem de dinheiro.

Os negócios com as entidades no Irão que são alvo de sanções nos estados Unidos terão resultado em comissões de centenas de milhões de dólares para o Standard Chartered, de acordo com o regulador, que acusa o banco de ter deixado o sistema financeiro de Nova Iorque vulnerável aos terroristas, traficantes de armas e de droga e regimes corruptos”.

E não terá sido por falta de aviso que o banco britânico, que gera mais de 90% dos seus lucros no mercado asiático, africano e médio-oriente, alterou o procedimento de negociar com o Irão.

Quando o responsável do banco em Nova Iorque fez o alerta ao seu superior em Londres, recebeu a seguinte resposta: “’You fucking americans’. Quem são vocês para nos dizer, e ao resto do mundo, que não vamos negociar com os iranianos?”

O regulador considera que a má-conduta do Standard Chartered era sistemática e sugere que pode ter feito “esquemas similares” com a Líbia e o Sudão.

Nota: O dinheiro que tudo move…

Sem comentários: