sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Os herdeiros da desigualdade.


Já há muito se sabe que surtos de crescimento económico rápido podem aumentar a desigualdade: a China e a Índia são os mais recentes exemplos. Mas poderão o crescimento lento e a desigualdade crescente – as duas características mais salientes das economias desenvolvidas nos dias de hoje – estar também ligados?

Essa é a intrigante hipótese de um estudo recente do economista francês Thomas Piketty da Escola de Economia de Paris. Piketty desenvolveu alguns dos mais importantes trabalhos sobre desigualdade em anos recentes.

Tirando partido da precisão burocrática francesa, Piketty conseguiu reconstruir as contas nacionais francesas por mais de dois séculos. A economia de 1820 até à I Guerra Mundial – uma espécie de segundo ancien regime – tinha duas características notáveis: crescimento lento – cerca de 1% ao ano – e uma porção desmedida de riqueza herdada, responsável por cerca de 20-25% do PIB.

A ligação entre crescimento lento e a importância da herança, argumenta Piketty, não era coincidência: com a riqueza herdada a render 2-3% ao ano e os novos investimentos apenas 1%, a mobilidade social era extremamente limitada e a estratificação era encorajada.

Isso começou a mudar com a 1ª GG, quando o crescimento descolou – uma tendência que acelerou bastante depois da II Guerra Mundial. Com uma taxa de crescimento económico anual tão alta como 5% durante o boom pós-1945, a riqueza herdada encolheu para apenas 5% do PIB francês, dando início a um período de mobilidade relativa e de igualdade. Ominosamente, no entanto, durante as últimas duas décadas de crescimento lento, a riqueza herdada recuperou até cerca de 12% da economia francesa.

Este padrão deveria causar preocupação, porque o crescimento anual do PIB da zona euro durante a última década foi em média de 1%. Similarmente, o crescimento anual médio nos Estados Unidos abrandou de cerca de 4% entre 1870 e 1973 para cerca de 2% desde então.

Joseph Stiglitz, o economista agraciado com o Prémio Nobel, também acredita que o baixo crescimento e a desigualdade estão interligados, mas acredita que a relação causal se move na direcção oposta. Como defendeu numa entrevista recente: “Penso que é a desigualdade que está a causar o crescimento lento.” No seu novo livro O Preço da Desigualdade, ele escreve que, “a Política moldou o mercado, e fê-lo de tal forma que dá vantagens a quem está no topo a custo dos outros”. A maximização do lucro, a capacidade das elites consolidadas de distribuírem recursos entre si e abafar oportunidades para os outros, invariavelmente leva a um mercado menos competitivo e a um menor crescimento.

Crónica de Alexander Stille

Sem comentários: