quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Crescimento das exportações cai quase para metade no segundo trimestre.


De acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações de bens aumentaram 6,8% no segundo trimestre, enquanto as importações diminuíram 8,3%. Isto permitiu um desagravamento do défice da balança comercial de 1973,1 milhões de euros. O saldo entre exportações e importações ronda agora os 2351,8 milhões de euros.

No primeiro trimestre do ano, as exportações tinham crescido praticamente o dobro: 11,5%. Com o agravamento da crise da dívida e com a deterioração económica nos nossos principais parceiros comerciais, que fazem parte da zona euro, as vendas ao exterior cresceram 6,8% entre Abril e Junho. Paralelamente, a quebra acentuada do consumo e do investimento está a ampliar a queda das importações: depois de uma diminuição de 2,4% no primeiro trimestre, as compras de bens ao exterior estão agora a cair 8,3%.

A desaceleração das exportações nacionais está a fazer-se sentir tanto no comércio intracomunitário como para fora da União Europeia. Depois de um crescimento de 5% nas vendas para os 27 países da união, Portugal viu as exportações aumentarem 2,4% no segundo trimestre. O espaço extracomunitário, que tem ajudado a sustentar o dinamismo das exportações, também está a abrandar: depois de as vendas terem crescido 32,9% no primeiro trimestre, estão agora a aumentar 17,8%.

Olhando apenas para Junho, o comportamento das vendas ao exterior é positivo e mostra mesmo que as exportações aceleraram neste mês, sobretudo graças ao aumento das vendas de combustíveis minerais para os parceiros comunitários. No global, as exportações cresceram 9,2% em termos homólogos, o que compara com o aumento de 8,2% registado no mês anterior.

Em termos mensais, ou seja, quando comparado com o mês anterior, as vendas ao exterior registaram, contudo, uma quebra (de 2,1%), devido ao decréscimo no comércio extracomunitário, com menores vendas de combustíveis minerais, veículos e outro material de transporte.

Nota: Sem nota...

Sem comentários: