terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

80% da população mundial tem falta de protecção social


Oitenta por cento da população mundial carece de mecanismos de proteção social, como pensões, alertou na segunda-feira a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Destak/Lusa | destak@destak.pt

Segundo o diretor do Departamento de Segurança Social da OIT, citado pela agência Efe, apenas 20 por cento da população mundial "conta, na realidade, com acesso a mecanismos de proteção".

Na opinião de Michael Cichon, que falava em conferência de imprensa em Nova Iorque, é ainda "mais escandaloso" do que os dois por cento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial destinados a serviços sociais mínimos para a população mais vulnerável do planeta.

"As transferências sociais são a ferramenta mais poderosa e com a qual um país conta para redistribuir as suas receitas e combater a pobreza", sustentou.

De acordo com o responsável, as prestações sociais representam 50 por cento da redução da pobreza na Europa e nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

Michael Cichon participa esta semana em reuniões da Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social, nas quais se pretende estabelecer bases para uma "rede mínima de proteção social".

As reuniões antecedem uma outra, em junho, entre a OIT e representantes de governos, empresários e trabalhadores dos 183 países-membros da organização.

1 comentário:

O Puma disse...

Entretanto o mundo tresanda a petóleo

A canalha anda à solta