quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Aumentaram riscos de sustentabilidade financeira global


Os riscos para a sustentabilidade financeira global aumentaram pela primeira vez desde Outubro de 2008, sinalizando uma reversão dos progressos alcançados nos últimos três anos, considerou hoje o Fundo Monetário Internacional.

No seu relatório sobre a estabilidade financeira global, a organização aponta que entre as razões para o regresso dos problemas está um novo abrandamento no ritmo de recuperação económica a nível mundial, que está a empatar os progressos nas correções necessárias aos balanços em muitas economias avançadas.

Entre os riscos que afectam a estabilidade financeira está ainda o contágio da crise da dívida soberana na Zona Euro para o sistema financeiro e as mais recentes tensões nos mercados, que dão indícios de que "os investidores estão a perder a paciência" com a falta de avanços nas correções do sistema financeira e da implementação de reformas.

"Os decisores políticos precisam de acelerar as medidas para combater as fragilidades financeiras que persistem há muito tempo de forma a assegurar a estabilidade", diz o documento.

Durante a apresentação do relatório, o director do departamento para os assuntos monetários e mercados de capitais do FMI, José Viñals, afirmou que "os riscos para a sustentabilidade financeira global aumentaram substancialmente" devido aos três pontos referidos.

"Estamos de volta à zona de perigo", disse.


PS - Até parece que descobriram agora a pólvora...

Sem comentários: