terça-feira, 13 de setembro de 2011

Reflexões de segunda feira.


Eis que chegamos à segunda fera, dia de sapateiro, diz-se, embora os sapateiros estejam em vias de extinção, ou talvez não porque com a crise bem podemos começar todos a usar alpergatas e a colocar meias solas, como me contavam de tempos idos, dos mesmos tempos onde as pessoas tinham muitos filhos, por falta de planeamento familiar e viam-se em palpos de aranha (o que serão os palpos de aranha) para alimentar todos, nessa altura, contavam-me dividia-se uma sardinha por 4 pessoas, havia uma senhora, a Dª Joaquina, que tinha 9 filhos e chorava no poial da escada e dizia para a minha avó:”Dª Hortense o que é que eu vou fazer de comer para estes moços?”. A aflição era simples, nada tinha para cozinhar! Face a este discurso maternal um dos filhos, o Salvador (agora é nome fino) dizia na sua inocência esfomeada “Ó mãe faça bifes!”, esta declaração valia-lhe umas chapadas, motivadas penso eu pela frustração da Dª Joaquina em não conseguir, nunca, dar bifes aos filhos…A Dª Joaquina também era freguesa da padaria do meu avô, tenho lá o livro do rol, basicamente 25 anos de pão fiado, nunca saldado, que o meu avô não era comerciante para assistir a gaiatos com fome e ficar tranquilo, de vez em quando a Dª Joaquina dizia “Ò Sr. José, o senhor é que é o pai dos meus filhos!” a minha avó não achava piadinha nenhuma à conversa mas enfim. Para além destas histórias, lembro-me da conversa da Sopa do Sidónio, onde as pessoas mais pobres dos mais pobres iam comer uma sopa aguada, tristemente com outros nomes parece que estão a voltar estas coisas todas, as recentes noticias de cortes nas comparticipações dos anti concepcionais levam-me a pensar que em breve haverá muitas Donas Joaquinas, com filhos a mais e comer a menos, por outro lado o aumento do desemprego também parece contribuir para esse recuo, acho que em breve voltaremos a dar sentido a esta coisa dos sapateiros, porque vão aparecer outra vez, como profissão essencial, para não passarmos a andar descalços, vão aparecer muitos filhos indesejados, sem comida que chegue e mães desesperadas a fazer banquetes de sobras, vamos todos aprender a cerzir meias e colocar remendos, com um bocado de azar ainda irá aparecer quem vai achar isto tudo bom, eu cá não acho, mas pronto!


12.Set.2011 - Autor: Ana Porfirio (facebook)

Sem comentários: