sábado, 17 de setembro de 2011

Centenas de "indignados" manifestam-se em Paris


Várias centenas de "indignados" franceses e espanhóis começaram a manifestar-se na tarde deste sábado em Paris contra o sistema capitalista, antes de uma jornada de acção marcada para 15 de Outubro em Bruxelas.

O desfile partiu do sul da capital em direcção à Praça da Bastilha, onde vai realizar-se uma assembleia-geral, e reuniu vários grupos de "indignados" europeus que se concentraram em Paris para daí seguir para Bruxelas.

Na frente do desfile, os manifestantes seguravam uma faixa onde se lia "Marcha popular até Bruxelas", escrito em espanhol.

"Somos um movimento pacífico, cidadão, que quer fazer mexer as coisas. Dirigimo-nos ao povo e pedimos-lhe que acorde", explicou Pierre-Yves, 29 anos, um dos organizadores da manifestação.

A mobilização parisiense dos "indignados" teve início a 19 de Maio, dando eco ao movimento de contestação espontâneo nascido a 15 de Maio na Puerta del Sol, em Madrid, de jovens espanhóis revoltados com a crise económica e o desemprego.

PS - Que respostas dão os nossos políticos, economistas e outros que tais à contestação de um sistema capitalista falido e que está a hipotecar o futuro?

Sem comentários: