terça-feira, 1 de novembro de 2011

Durão Barroso acredita que Grécia cumprirá compromissos


O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse esta terça-feira estar confiante no cumprimento, pela Grécia, dos seus compromissos internacionais, após o anúncio de Atenas de um referendo ao plano de resgate europeu.

Num comunicado comum divulgado esta terça-feira, em Bruxelas, José Manuel Durão Barroso e o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, sublinham estar "plenamente confiantes no cumprimento, pela Grécia, dos seus compromissos com Zona Euro e a comunidade internacional".

Durão Barroso e Rompuy lembram ainda, no comunicado, que os líderes políticos da UE chegaram a acordo, na semana passada, sobre um novo programa financeiro para a Grécia, no valor de "cerca de 100 mil milhões de euros", para além do perdão de 50% da dívida do país.

Mas o pacote de medidas, sublinham, tem que ser aplicado em conjunto com "um programa ambicioso de reformas".

O objectivo é chegar a um nível de dívida grega de 120,5 do PIB em 2020, redução que "irá aligeirar o peso sobre o orçamento grego e, consequentemente, sustentar políticas de crescimento e emprego".

"Estamos convencidos de que este acordo é o melhor para a Grécia", sustentam.

Nota:

Oh Sr. Dr. Durão Barroso olhe que hoje é o 1º de Novembro... não é o 1º de Abril. Mas alguém de bom-senso acredita que a Grécia têm hipóteses de cumprir os pagamentos?

Como se costuma dizer: Conversa da Treta... ou está a tentar vender-nos a "banha da cobra"?


Sem comentários: