terça-feira, 8 de novembro de 2011

Presidente israelita diz que "opção militar" contra instalações nucleares do Irão está "próxima"


O Presidente de Israel, Shimon Peres, disse que a "opção militar" para impedir que o Irão obtenha armas nucleares está "próxima".

O anuncio foi feito em concertação com os Estados Unidos, onde um alto reponsável militar em Washington disse à Reuters, na sexta-feira à noite e sob anonimato, que o Irão é, neste momento, a maior ameaça dos Estados Unidos da América.

A mesma fonte especificou que os EUA não têm a intenção de atacar o Irão. Acrescentou não saber se Israel irá avisar Washington caso decida tomar o assunto nas suas mãos e resolver o problema, e advertiu que uma operação deste género será difícil de pôr em prática, uma vez que as defesas aéreas do Irão são "topo de gama".

Já Peres, ao ser entrevistado pela estação de televisão Chanel 2, e questionado sobre a possibilidade de se estar a delinear uma acção armada contra as instalações nucleares iranianas, em vez de uma solução diplomática, disse: "Penso que sim. E creio que os serviços secretos de todos estes países estão a ouvir os ponteiros do relógio a fazer tique-taque, advertindo os líderes de que não sobra muito mais tempo".

A tensão cresce, pois, no Médio Oriente, quando se está a escassos dias de as Nações Unidas divulgarem o seu relatório sobre o nuclear que, apurou a Reuters, irá sustentar a tese de que o Irão está a construir um grande contentor de aço para realizar testes com explosivos de grande potência e que pode ser usado para testar armas nucleares.

A Agência Internacional de Energia Atómica (da ONU) obteve imagens de satélite desse contentor em Parchin, perto de Teerão, assim como outras provas de que o recinto se destina a testes nucleares.

Nota:
Eles já se estão a preparar...

Sem comentários: