quinta-feira, 19 de abril de 2012

Bancos dinamarqueses "despedem" a Moody’s.


Os maiores bancos dinamarqueses estão a "despedir" a Moody’s Investors Service, após alguns dos maiores investidores do país terem garantido que as opiniões das agências de "rating" possuem um valor limitado.
O Nykredit, maior credor hipotecário da Dinamarca e maior emissor europeu de obrigações hipotecárias apoiadas por empréstimos para habitação, rescindiu o seu contrato com a Moody’s no dia 13 de Abril, citando os “pontos de vista voláteis” da agência de “rating”.

Também a unidade de hipotecas do Danske Bank, a Realkredit Danmark, segundo maior do país nos empréstimos à habitação, cessou com a Moody’s em Junho, de acordo com a Bloomberg.

O Jyske Bank, terceiro maior banco da Dinamarca por quota de mercado, está a pensar terminar as suas relações com a Moody’s, de acordo com Steen Nygaard, o seu responsável da tesouraria.

“Eles [a Moody’s] acabaram de cruzar a linha da imparcialidade”, disse Nygaard em entrevista à Bloomberg. “Não é apenas o facto de nós termos uma opinião e se eles tiverem outra contrária à nossa, nós chateamo-nos e vamos embora. É sobre os fundamentos em que nós não podemos simplesmente seguir os argumentos da Moody’s”, acrescentou o responsável.

Nota: Haja quem lhes faça frente e não se acobarde(como a maior parte dos políticos europeus).

Sem comentários: