A moeda única está a depreciar face ao dólar e ao iene depois de ter sido divulgado que Espanha registou uma contracção pelo segundo trimestre consecutivo, entrando assim em recessão.
O euro deprecia 0,26% para 1,3221 euros ao fim de quatro sessões consecutivas de ganhos. A moeda única europeia prepara-se para registar uma deterioração de 0,9% no mês de Abril, face à divisa dos Estados Unidos. Face ao iene, este é o terceiro dia consecutivo de perdas do euro, com a moeda a recuar 0,5% para 105,92 ienes por euro.
“Sabemos quão difícil é a situação do desemprego em Espanha e vai tornar-se cada vez mais difícil para Espanha cumprir a sua meta para o défice e isso vai ser um factor de risco para a Zona Euro e o euro”, disse o estratega do Nordea Bank, Niels Christensen, à Bloomberg. “Isso não é algo que vá desaparecer no curto prazo”, acrescentou.
O produto interno bruto de Espanha contraiu 0,3% no primeiro trimestre do ano, prolongando queda igual no último trimestre de 2011, revelou o instituto de estatística de Espanha, citado pela Bloomberg. A deterioração da economia até foi inferior aos 0,4% que se esperavam, mas o segundo trimestre consecutivo de abrandamento marcou a entrada em recessão da economia.
Nota: o "efeito bola de neve".
Sem comentários:
Enviar um comentário