segunda-feira, 21 de maio de 2012

Portugal é um do países europeus com impostos mais elevados.


Portugal está entre os países da Europa que cobra impostos mais elevados, revela um estudo publicado hoje pelo Eurostat. O nosso País, a par com a Finlândia e a Grécia, é já o oitavo, a nível europeu, onde os impostos sobre o rendimento individual são mais altos.

De acordo com os números divulgados pelo gabinete de estatística da União Europeia, em Portugal, os impostos sobre o rendimento individual têm um peso de 49%, o que significa que praticamente metade dos rendimentos individuais dos trabalhadores é destinada ao pagamento de impostos, uma parte vai directa para os cofres do Fisco a outra para a Segurança Social. Na União Europeia a 27, a média situa-se nos 38,1%, enquanto na Zona Euro a média é de 43,2%.

As empresas portuguesas também são das mais “castigadas” na Europa. Os impostos sobre as receitas das empresas são mais elevados em Portugal (31,5%) do que na média dos países da União Europeia (23,5%). A nível europeu, este indicador oscila entre os 36,1% em França, e os 10%, na Bulgária e Chipre, os dois países onde os impostos sobre as empresas são mais baixos.

Em relação à tributação do consumo, Portugal também ocupa um lugar cimeiro entre os que mais cobram, a nível europeu. No nosso País, o IVA médio é de 23%, enquanto a média dos países da União europeia situa-se nos 21%. Apenas a Roménia (24%), a Suécia (25%), a Dinamarca (25%) e a Hungria (27%) apresentam valores mais elevados.

Nota: E quais são os resultados práticos desta política?

Sem comentários: