segunda-feira, 9 de julho de 2012

Governo denunciou contrato com a agência Lusa.


O governo, através do ministro com a tutela da comunicação social, Miguel Relvas, enviou na semana passada à agência Lusa a denúncia do contrato que liga o Estado à agência noticiosa. O documento foi remetido dentro do prazo legal de seis meses, uma vez que o acordo entre Estado e agência termina a 31 de Dezembro.

Afonso Camões, presidente do Conselho de Admnistração da Lusa, confirmou ao i a recepção da carta com a denúncia do contrato. “Confirmo que o governo denunciou o contrato. Recebemos a carta na semana passada”, disse Camões.

Segue-se, agora, uma renegociação que se prevê dura. Embora não existam números exactos em cima da mesa, o i sabe que o governo quer mais cortes no financiamento estatal à agência de notícias – que, de resto, segundo consta no programa do governo, estava incluída no pacote de privatizações no sector da comunicação social. No entanto, sobre a privatização da Lusa nunca mais se ouviu falar.

Os números que circulam apontam para um corte de 15%, o equivalente a 2 milhões de euros – na prática, um valor que significa a perda de cerca de 75 salários médios por ano. Uma vez que 90% das despesas da agência são com o pessoal, o risco de um novo contrato com cortes drásticos nesta área é enorme.

Nota: “É sempre a aviar...”-

Sem comentários: