terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Agência Fitch considera inevitável incumprimento da dívida grega .


“Vai acontecer. A Grécia está insolvente e por isso vai cair em incumprimento”, disse um responsável da Fitch Rating s, Edward Parker, citado pela Reuters. “Nesse sentido, não deveria ser surpresa para ninguém”, acrescentou.

Este responsável, que gere o serviço de dívida soberana e internacional da agência na Europa, Próximo Oriente e África, falava numa conferência em Estocolmo e referia-se aos 14,5 mil milhões de euros em obrigações gregas que vencem a 20 de Março.

A posição da Fitch surge depois de ontem um responsável da Standard & Poor’s ter dito que a Grécia cessará em breve o pagamento das obrigações da sua dívida soberana.

Parker especificou ainda que a Fitch considera que um eventual acordo voluntário com os credores privados que os leve a aceitar o perdão de parte da dívida grega constituirá um incumprimento.

Por outro lado, afirmou que o pior que poderia acontecer era no entanto um incumprimento desordenado, em que o país deixasse repentinamente de reembolsar os detentores de título de dívida sem qualquer garantia.


“Para nós, essa situação seria realmente nociva, mas esperamos que certamente não aconteça porque, claramente, numa situação racional pensar-se-ia que os políticos gregos e as autoridades europeias assegurarão que isso não aconteça”, disse ainda, citado pela Reuters.

Nota: O recado está dado. Agora só falta o condenado colocar a cabeça na forca...

Sem comentários: