quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Manuel Frexes convidado para as Águas de Portugal .

O PRESIDENTE da Câmara do Fundão vai integrar o Conselho de Administração da empresa Águas de Portugal. A notícia foi confirmada ao JF pelo próprio Manuel Frexes, que deverá assumir funções de vogal e aguardar o desenvolvimento das diligências inerentes ao processo.

“Até lá, continuarei a desempenhar as funções que tenho estado a exercer, designadamente as de presidente da Câmara do Fundão, cargo que terei que abandonar mas de que sinto uma grande honra e orgulho por ter desempenhado”.

Relativamente às futuras funções na administração da empresa, Manuel Frexes disse que espera “poder contribuir para a resolução dos problemas nas Águas de Portugal com sentido de servir, como sempre tenho feito ao longo da minha vida”. Manuel Frexes preside também à Associação dos Autarcas Social-Democratas, cargo que terá também de abandonar.

A notícia da escolha de Manuel Frexes para o novo Conselho de Administração das Águas de Portugal foi conhecida um dia antes de se completarem dez anos sobre a primeira tomada de posse como presidente do município fundanense. “Foram, porventura, os melhores 10 anos da minha vida”, considera o autarca, numa declaração que passa em revista aquele período e em que não poupa elogios à “extraordinária equipa que me acompanhou ao longo destes anos”.

“Temos orgulho no trabalho que realizámos. Temos, ao mesmo tempo, a consciência do dever cumprido”, considera o presidente da Câmara do Fundão, que se prepara para integrar a nova administração da empresa Águas de Portugal, (presidida por António Lobato de Faria (até aqui director da EFACEC Ambiente) com quem o município do Fundão tem vários contenciosos judiciais em curso.

Na presidência da Câmara, Manuel Frexes será subsituído por Paulo Fernandes.

PS pede explicações

O PS exigiu hoje ao primeiro-ministro explicações sobre recentes nomeações para empresas públicas, acusando mesmo Passos Coelho de "interferir" na justiça ao nomear o presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes, para as Águas de Portugal.

A posição foi transmitida aos jornalistas pelo vice-presidente da bancada socialista José Junqueiro, que adiantou que o PS tomará a iniciativa "inédita" de formalizar uma pergunta por escrito ao primeiro-ministro sobre critérios de nomeações.

"Em campanha eleitoral, Pedro Passos Coelho disse que não queria ser eleito [primeiro-ministro] para dar emprego aos amigos e que queria libertar o Estado dos poderes partidários. Neste contexto, o PS pergunta ao primeiro-ministro se está confortável com a avalanche de nomeações de amigos, de nomeações políticas e partidárias?", questionou José Junqueiro.

O dirigente da bancada socialista questionou também Pedro Passos Coelho se "está confortável com as nomeações que o Governo acaba de fazer de dois autarcas para as Águas de Portugal, um dos quais [o presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes] se encontra em litígio com as Águas de Portugal por dívidas acumuladas de cerca de sete milhões de euros?".

"Pela primeira vez, o Grupo Parlamentar do PS vai requerer ao primeiro-ministro explicações sobre estas nomeações, sobre os critérios e sobre a incompatibilidade que o primeiro-ministro sanciona com a sua assinatura nestas nomeações", disse.

Na perspetiva de José Junqueiro, o primeiro-ministro, ao nomear para as Águas de Portugal "o autarca do Fundão, que se encontra em processo litigioso com a empresa, representa uma maneira de interferir com a justiça".

Imagem retirada do blog: WeHaveKaosInTheGarden.

Nota: Mudam-se os governos mas a "treta" é a mesma...

Sem comentários: