quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A culpa é sempre do outro...


Governo culpa Sócrates por desvio no 1º semestre 2011.

por lusa Hoje

O Partido Socialista, por seu lado, acusou hoje o Governo de "sobreorçamentação" da despesa no Orçamento do Estado para 2011 (OE2011). Entretanto, Morais Sarmento revela que o orçamento retificativo chega ao Parlamento até ao final de março.

A comissão parlamentar de Orçamento e Finanças está hoje reunida para ouvir o secretário de Estado do Orçamento, Luís Morais Sarmento, falar sobre a execução orçamental de 2011.

Numa sessão invulgarmente agitada, o deputado socialista João Galamba afirmou que os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pela Direcção Geral do Orçamento (DGO) "põem em causa a narrativa deste Governo" quanto ao "desvio" na despesa na primeira metade de 2011.

Na sua apresentação, Morais Sarmento reiterou a projeção do Governo de que o défice orçamental para 2011 se vai situar nos 4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), graças sobretudo a medidas como o imposto extraordinário sobre o subsídio de Natal ou a transferência dos fundos de pensões da banca. O secretário de Estado louvou a "notável" execução orçamental do final do ano que permitiu atingir este resultado, ideia fortemente contestada pelo PS.

"Em contabilidade nacional, não há qualquer desvio da despesa. O único desvio, diz o INE, é nas receitas não fiscais - a Madeira, o BPN, etc.", disse o socialista eleito por Santarém, acusando o Governo de, no orçamento retificativo para 2011, fazer uma "sobreorçamentação" da despesa de forma a imputar ao Executivo de José Sócrates um "desvio colossal" nas contas públicas.

"É o que o PS sempre disse. Toda a narrativa deste Governo de que teria havido despesismo no primeiro semestre está errada. Pedia que ou explicasse ou desmentisse os valores da DGO ou do INE", disse Galamba.

Nota: Estes argumentos são tão "patéticos" que até as criancinhas já não acreditam...

Sem comentários: