sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

China compra posição na maior empresa britânica de água e saneamento .


A China Investment Corporation (CIC), fundo de investimento soberano da China, comprou 8,68% da empresa que controla o grupo Thames Water, na que é a sua primeira aquisição no Reino Unido.

A Thames Water é a maior empresa de água e saneamento do Reino Unido e é detida pela Kemble Water, um consórcio de investidores liderado pelo banco australiano Macquarie.


A CIC anunciou a aquisição no seu site, num lacónico comunicado com apenas uma frase onde não revela quanto pagou por esta posição na Thames, que serve 14 milhões de consumidores britânicos, segundo a BBC, que noticiou o negócio.

Fundada em 2007 para investir parte das colossais reservas da China em divisas estrangeiras, que excedem três biliões (milhões de milhões) de dólares, a CIC pretende adquirir infra-estruturas na Europa e EUA, segundo disse recentemente o seu presidente Lou Jiwei.

O negócio no Reino Unido surge pouco depois de uma visita à China do seu ministro das Finanças, George Osborne, que entretanto se pronunciou sobre ele: “Este é um passo significativo da China. É um voto de confiança na Grã-Bretanha como local para investir e fazer negócio”, afirmou, citado pela BBC.

Nota: "Com pezinhos de lã..."

Sem comentários: