quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Portugueses mais descontentes com a democracia.


Os portugueses estão cada vez mais insatisfeitos com a democracia, 64,6% das pessoas consideram-se "pouco ou nada satisfeitos". Em 2009, representavam 51%.

Os últimos dados são do "Barómetro da Qualidade da Democracia, criado em 2010 pelo Instituto de Ciências Sociais, com o apoio das federações Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e Calouste Gulbenkian.

A penas 55,5% dos portugueses consideram que a democracia é preferível a qualquer outra forma de governo, a menor percentagem de sempre comparativamente a outros estudos.

Em 1999, segundo os dados do World Values Survey, 81% dos residentes em Portugal tinham essa opinião.

E 47,9% dos portugueses acreditam que a democracia funciona pior ou muito pior do que há cinco anos.

"É importante sublinhar, que, nesta avaliação geral da importância da democracia, uma parte significativa da população (cerca de 15%) está a favor da existência de um governo autoritário, em algumas circunstâncias (este valor era de 9% no World Values Survey de 1999)", sublinham os autores do estudo, coordenado por António Costa Pinto, Pedro Magalhães e Luís de Sousa.


Nota: O que os portugueses estão descontentes é com politícos mentirosos, corruptos e impolutos. Que noticia é esta e o que é que pretende? Regresso ao fascismo? Ao autoritarismo? Mas que jornalismo é este?

Sem comentários: