quinta-feira, 19 de julho de 2012

80 manifestações marcadas para hoje em Espanha.


Mais de 80 manifestações e concentrações estão marcadas para o final da tarde e noite de hoje em dezenas de cidades espanholas, convocadas pelas duas maiores centrais sindicais, contra o programa de austeridade do Governo.

A jornada de mobilização -- sob o lema "Querem arruinar o país. Temos que o impedir, somos mais" -- foi convocada pela UGT e CCOO e pela Plataforma Social em defesa do Estado de bem-estar e dos serviços públicos.

Em comunicado conjunto, as duas centrais referem que os cortes do Governo "afetam desempregados, funcionários públicos e todos os setores da sociedade espanhola", produzindo "um enfraquecimento dos direitos constitucionais e uma rutura de equilíbrios e valores constitucionais básicos".

Dezenas de manifestações de vários setores, maioritariamente funcionários públicos e desempregados, estão convocadas desde terça-feira e até ao próximo fim de semana, em Madrid e noutras cidades espanholas, contra o programa de austeridade.

O calendário de protestos, que arrancou na terça-feira com uma manifestação de polícias, inclui 80 protestos das duas maiores centrais sindicais (CCOO e UGT) hoje e um megaprotesto no sábado, sob o mote "21J-Todos a Madrid".

Os sindicalistas afirmaram que os protestos são contra o programa de austeridade de 65 mil milhões de euros, que o Governo começou a aprovar na passada sexta-feira.

Nota: Para se conseguir tem de se lutar...

Sem comentários: