Cerca de 224 mil portugueses viviam na Suiça em 2011, segundo o Departamento Federal de Estatística helvético.
Propagam-se por toda a Confederação Helvética, em particular pelos cantões de Vaud, Genebra, Valais e Zurique. Partem aos milhares.
Já lá vão quase 50 anos desde que os suíços puseram os portugueses na lista de trabalhadores de "áreas distantes", demasiado diferentes para se habituarem aos seus usos e costumes. Nos últimos anos, os portugueses até parecem estar a tomar a Confederação Helvética de assalto. Desembarcam, em média, mil por mês, avança hoje o jornal Público.
Nota: Infelizmente uma realidade cada vez mais presente em cada família. Se a emigração dos anos 60 era uma emigração sem instrução hoje é uma geração instruída. “Escorraçada” por governantes incompetentes vão oferecer a sua mão de obra a outros. Falam de falta de competitividade, que os portugueses não são tão produtivos quanto os outros povos. Enfim uma panóplia de mentiras para esconderem a sua própria incompetência… à frente de Portugal. Ei-los que trabalham ao lado de todos os outros seus colegas europeus… tão bem quanto eles. Tal como Salazar também vós sereis “julgados” pela história…
Sem comentários:
Enviar um comentário