domingo, 22 de julho de 2012

Morreu Helena Cidade Moura, responsável por campanha de alfabetização no pós 25-Abril.


Helena Cidade Moura, responsável pela maior campanha de alfabetização organizada em Portugal no pós-25 de Abril, faleceu na sexta-feira, aos 88 anos, disse à agência Lusa Vasco Lourenço.

O corpo de Helena Tâmega Cidade Moura está a ser velado na Igreja São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, onde se realizará uma missa de corpo presente às 17:30, seguindo depois o funeral para o cemitério do Alto de São João, adiantou à Lusa uma fonte da agência funerária.

Helena Cidade Moura acompanhou mais de 400 cursos de alfabetização e foi deputada à Assembleia da República na I, II e III legislaturas.

Foi dirigente do Movimento Democrático Português - Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE), uma das mais importantes organizações políticas da oposição democrática ao regime do Estado Novo e que depois do 25 de Abril se constituiu como partido político.

Publicou ainda várias obras, entre as quais o "Manual de Alfabetização", em 1979.

Para o presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, “Portugal fica mais pobre com o seu desaparecimento”.

“É uma mulher que esteve permanentemente na luta pela democracia e pela liberdade antes e depois do 25 de Abril”, tendo sido “uma das principais dirigentes do MDPCDE”.

Teve ainda uma enorme preocupação com a alfabetização, que manteve até ao fim da vida, como posso testemunha-lo”, disse à Lusa Vasco Lourenço.

Nota: A maior parte dos portugueses nem sequer sabia que esta senhora era viva e o que tinha feito. A história “limpou-a” da memória…

Sem comentários: