quarta-feira, 11 de julho de 2012

O Sr. Administrador e a Troica.


A vidinha do Sr. Coelho como Administrador do Condomínio da Rua Portugal lá ia andando mas cada vez com mais problemas para resolver e dificuldades a enfrentar. Como se não bastassem os problemas do seu Condomínio, noutros condomínios do Bairro Europa as coisas melhor também não estavam… mesmo ao lado, na Rua de Espanha as coisas não andavam lá muito bem…até diziam, pelo bairro que parecia que ali andava tudo a ‘Reinar’ ou seja, andavam todos a brincar… mas pior ainda era umas ruas mais abaixo, no Condomínio da Rua da Grécia onde parece que tudo estava a dar para o torto porque não havia forma de se agradar, como é hábito dizer-se, a Gregos e a Troianos…

Entretanto, com a ‘crise’ instalada o Sr.. Coelho vê-se mesmo aflito e a precisar de fundos para a sobrevivência do Condomínio… Reuniões após reuniões e a Administração chega à conclusão que não consegue, mesmo com todos os cortes e ‘racionamentos’, fazer face as despesas que crescem sabe-se lá por que motivo… isto apesar da excelente gestão que apregoam… assim sendo e sem alternativa, decide comunicar a todos os condóminos que vai ter de falar com os Administradores dos outros condomínios do Bairro Europa e recorrer ao F.M.I. ou seja ao Fundo dos Moradores de Imóveis, também ao B.C.E – Banca de Condóminos de Edifícios e à C.E. - Comissão do bairro Europa, esta última composta por todos os Administradores dos condomínios do Bairro, ou seja tudo junto, FMI, BCE e CE e temos uma ‘Troika’. A partir de então, é que tudo se complica… agora nem para agradar a Gregos nem a Troi(k)anos… e quem se vai ver ‘grego’ são os Condóminos… como sempre!

A dita Troika ou Troica reúne, analisa, pesquisa, indaga, investiga, volta a analisar, prediz , ‘rereanaliza’ e lá chega, por fim, à conclusão que sim senhor, que até podem dar uma ajudinha (sabe-se lá a que preço) mas que vão ser precisos mais uns cortes, mais austeridade, mais umas subidas de taxas, etc… etc… ‘Tudo tem um Preço!…’ não é?

Pronto, lá vem então uma ajudinha para que o Sr. Coelho e a sua Administração possam tentar fazer compor as coisas, se é que vai dar para tanto. A Ver vamos…

Por todo o Bairro Europa e nos condomínios vizinhos da Rua Portugal anda tudo em alvoroço… É a ‘crise, é a ‘crise’… diz-se como que a justificar mas o que é certo é que, por todo o lado, os condóminos protestam, gritam, manifestam-se e, quanto a resultados…, tudo na mesma… ou cada vez pior, cada vez mais pobres, em desespero mesmo… acrescendo que, por todo o Bairro, há cada vez mais taxas e mais elevadas, os condóminos estão apreensivamente em pânico porque não têm nenhuma solução à vista e os Srs. Administradores, para além de nada resolverem…, manifestando aos olhos de quem queira ver não passar por ‘crise’ alguma mas não deixando de apregoar, altruística mas paulatinamente, que estão solidários, que sofrem com cada um dos condóminos e que tudo estão a fazer para ‘dar a volta’ à situação… como se não estivesse tudo já suficientemente de ‘pernas para o ar’ para ainda quererem dar mais voltas a isto… Volta, não volta, querem ver é se dão ‘a volta’ às ideias dos condóminos pelo menos para que continuem a acreditar neles…

E eis que, no meio de toda esta embrulhada, houve eleições no Condomínio da Rua de França. E o Sr. Administrador, o Sr. Sarkozy, bem-amado e tão amigo da Sr.ª D. Merkel, Administradora do Condomínio da Rua da Alemanha, três quarteirões acima da Rua Portugal, perde as eleições para um seu vizinho do 15º Esq. o Sr. Hollande… Desvairada mas sem dar a entender, sempre altiva, a Sr.ª Merkel que, com o seu amigo da Rua de França, punha e dispunha já que são os condomínios com maior riqueza, força e poder, perdeu um aliado e anda agora às voltas sem saber que estratégia ter para continuar a mandar ditando mesmo o melhor para os destinos dos outros Condomínios do Bairro… Coincidências… (É como as ‘Bruxas’) Há quem não acredite mas Que as há… ai isso Há!…

crónica de: Nuno Teodósio

1 comentário:

O Puma disse...

Bruxas?

Estão todas no desgoverno