quarta-feira, 11 de julho de 2012

Nove detidos, contentores queimados e barricadas no centro de Madrid.


Pelo menos nove pessoas foram detidas e várias ficaram feridas em confrontos registados, esta quarta-feira à noite, na Puerta del Sol e ruas próximas, em Madrid, entre manifestantes e agentes da polícia.

Num dia em que já se tinham registado mais de 70 feridos, os confrontos ocorreram depois de centenas de pessoas, que participaram na manifestação dos mineiros em frente ao Ministério do Industria, terem caminhado para Puerta del Sol.

Um forte dispositivo policial acabou por carregar sobre os manifestantes, que incendiaram contentores tentando instalar barricadas em alguns pontos da praça e nas ruas das imediações, incluindo a Calle Preciados.

A polícia chegou a fechar as bocas de metro na praça e a fechar as saídas do El Corte Inglés para a Puerta del Sol, deixando clientes e funcionários no interior da grande superfície comercial.

A manifestação que foi, inicialmente, de apoio aos mineiros, alargou-se depois para se tornar um protesto contra o novo ajuste de 65 mil milhões de euros anunciado no parlamento pelo presidente do governo, Mariano Rajoy.

Pouco depois das 22.15 horas (21.15 horas em Portugal continental), alguns radicais incendiaram caixotes e contentores do lixo, tanto na rua Carretas como na Preciados.

Nota: Nuestros hermanos… não se ficam!…

Sem comentários: