terça-feira, 31 de julho de 2012

UTAO: "Já não parece possível" cumprir metas para os impostos e a Segurança Social.


O cumprimento dos objectivos orçamentais "para a receita fiscal e para a Segurança Social já não parece possível" tendo em conta os números da execução orçamental, afirmam os técnicos de apoio à comissão parlamentar do Orçamento.

Num relatório sobre a execução orçamental para o primeiro semestre de 2012, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) assinala que "começaram a materializar-se os riscos identificados em documentos anteriores".

O maior desses riscos era que a receita fiscal ficasse abaixo das previsões. Ora, a receita arrecadada com impostos na primeira metade do ano "ficou muito aquém do que seria expectável" -- uma diferença superior a dois mil milhões de euros, aponta a UTAO.

"Apesar de, em termos ajustados, se encontrar previsto um aumento da receita fiscal da Administração Central e da Segurança Social na ordem dos dois mil milhões de euros em 2012, no primeiro semestre registou-se uma quebra de 358 milhões de euros", lê-se no relatório.

Nota: Mas alguém, a não ser no dizer do próprio governo, acreditava nisso? Depois das medidas que tomaram? Não sejam hipócritas…

Sem comentários: