segunda-feira, 16 de julho de 2012

Serviços fecham em Odivelas após recusa de enfermeiros subcontratados a 4,23 euros por hora.


Vários serviços de uma extensão do centro de saúde de Odivelas estão hoje encerrados, após todos os enfermeiros subcontratados por uma empresa a 4,23 euros à hora se terem recusado a trabalhar nestas condições, segundo um dos profissionais.

Flávio Teixeira, um dos quatro enfermeiros subcontratados por uma empresa de prestação de serviços de saúde e que deveriam ter hoje começado a trabalhar, disse à Lusa que estes profissionais faltaram por considerar o contrato "ofensivo" para a classe.

Este enfermeiro desempenha funções na extensão Odivelas A do Centro de Saúde há ano e meio, a 7,20 euros à hora, tendo o seu último contrato terminado.

Apesar de terem conhecimento de que um novo contrato apontava para um valor inferior (4,23), só na sexta-feira é que os enfermeiros consultaram o documento, tendo em seguida informado o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) do mesmo.

Os quatro enfermeiros nestas condições decidiram não iniciar funções, tendo faltado hoje ao serviço.

Como consequência, esta extensão apenas conta com duas enfermeiras que estão nos quadros, tendo a ausência dos quatro profissionais subcontratados levado ao fecho dos serviços de saúde infantil, saúde materna e vacinação.

Flávio Teixeira desconhece se existem mais casos destes na Grande Lisboa, adiantando contudo que estas condições de trabalho estão a indignar os profissionais de enfermagem.

Nota: Este governo “dá-nos cabo da saúde”...

Sem comentários: