terça-feira, 10 de julho de 2012

OCDE: Portugal precisa de crescer para resolver desemprego.


De acordo com as estimativas da organização hoje divulgadas, a taxa de desemprego em Portugal deverá atingir os 15,2% este ano, aumentando para os 16,2% em 2013.

O vice-director da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para o Emprego, Trabalho e Assuntos Sociais afirmou hoje à Lusa que Portugal precisa de retomar o crescimento económico para poder resolver o problema do desemprego.

De acordo com as estimativas da organização hoje divulgadas, a taxa de desemprego em Portugal deverá atingir os 15,2% este ano, aumentando para os 16,2% em 2013. Estes números divergem, em baixa, das últimas estimativas do Governo.

Em declarações à agência Lusa, depois da apresentação do relatório, Stefano Scarpetta afirmou que "a situação do mercado de trabalho português é muito difícil", mas deve ser vista "numa perspectiva mais ampla, considerando a OCDE como um todo (7,9% em Maio), e, em particular, a Zona Euro (11,1% em Maio)".

"Olhando para Portugal, verificamos um significativo aumento do desemprego (era de 14,6% em Dezembro de 2011). Assistimos à passagem de uma grande fracção dos desempregados a transformarem-se em desempregados de longa duração, e a um elevado desemprego jovem (36,4% em Maio), de longe mais elevado do que a média da OCDE (16,1%)", acrescentou.

Na perspectiva deste especialista, este cenário "requer acção", embora "na medida possível, dados os recursos públicos disponíveis" no país.

"É importante garantir que Portugal consegue crescer. A melhor forma de lidar com o problema do desemprego é a retoma económica", acrescentou.

Nota: Mas como é que pode crescer com estas políticas económicas e sociais?

Sem comentários: